O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, recebeu na sede do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) o ministro do Desenvolvimento Agrário e Irrigação do Peru, Ángel Manero Campos. O encontro, que ocorreu nessa segunda-feira (07.04), teve como foco a ampliação das relações comerciais entre os dois países.
Durante a reunião, Fávaro destacou que uma relação comercial equilibrada é aquela baseada em trocas mútuas. “Como diz o presidente Lula, ele nos dá a missão de percorrer o mundo abrindo mercados e negociando. Mas, para vender, também é preciso comprar. Estamos apostando muito na ampliação das relações comerciais com o Peru”, afirmou o ministro.
A delegação peruana demonstrou interesse em exportar produtos como batata, morango e framboesa para o Brasil. Em contrapartida, o Brasil busca avançar na exportação de carne de aves para o mercado peruano.
Fávaro também ressaltou a robustez do sistema sanitário brasileiro, lembrando que o país é um dos poucos no mundo sem registros de gripe aviária em seus plantéis comerciais. Destacando também o potencial estratégico do Porto de Chancay, localizado na costa peruana, a infraestrutura pode representar uma rota comercial mais ágil e vantajosa para os dois países, promovendo maior integração logística e redução de custos para o comércio bilateral.
Participaram do encontro autoridades dos dois países, entre elas o chefe de gabinete de assessores do Despacho Ministerial peruano, Martín Vásquez Chumbiauca; o diretor-geral de Desenvolvimento Pecuário, Victor Alberto Rodríguez; o especialista da Direção Geral de Associações, Serviços Financeiros e Seguros, Ronald Gil Ramírez; o chefe da chancelaria da embaixada do Peru no Brasil, Jorge Jallo Sandoval. Também estiveram presentes o secretário de Política Agrícola do Mapa, Guilherme Campos; o chefe de gabinete da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Guilherme Costa Júnior; o diretor do Departamento de Negociações Não-Tarifárias e de Sustentabilidade, Augusto Billi; o adido agrícola do Brasil no Peru, Warley Campos; e a assessora do gabinete da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais, Anderlise Borsoi.
Leia também - Ministro anuncia criação da Câmara Setorial para Agropecuária Indígena