As investigações em curso na Comissão de Ética da Assembleia Legislativa em relação ao deputado estadual Gilberto Cattani (PL) continuam gerando divergências no plenário. O deputado estadual Wilson Santos (PSD) expressou seu ceticismo quanto ao desfecho do processo, afirmando que provavelmente resultará apenas em uma punição insignificante.
Wilson Santos demonstrou sua insatisfação ao confirmar à imprensa nesta terça-feira (16.08) que vários colegas parlamentares já adiantaram seus votos e que o resultado da punição contra Cattani será negativo para a assembleia.
“Eu conheço a casa e vários deputados já deram declarações, já anteciparam o voto. Não dará em nada, no máximo uma puniçãozinha”, afirma o deputado.
Gilberto Cattani está sendo investigado na Assembleia desde maio deste ano (2023) após ter feito um discurso em defesa da frente parlamentar contra o aborto, no qual ele comparou a gestação feminina a uma vaca prenha. Essa declaração do deputado gerou forte repercussão negativa e levou ao pedido de cassação de seu mandato por quebra de decoro parlamentar.
Para Wilson Santos, a comparação feita por Cattani é totalmente inaceitável. "Como alguém pode comparar uma mulher, a mãe dele, a minha mãe, sua esposa, a uma vaca? Isso é absurdo", criticou o parlamentar.
Em outra entrevista no dia 11 de agosto, Wilson chegou a afirmar que ele próprio será o único a ser punido. "Acredito que o único a ser punido nisso tudo serei eu. Não será a vaca, não será a mulher, o principal punido será o deputado Wilson Santos", disse o deputado, que foi acusado de disseminar o vídeo com as comparações.
Os membros da Comissão de Ética da ALMT reuniram-se na última sexta-feira (11.08) e anunciaram a criação de uma subcomissão para dar continuidade às denúncias apresentadas pela Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso (OAB-MT), e pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) contra o deputado Gilberto Cattani (PL).
Segundo a presidente da Comissão de Ética, deputada Janaina Riva (MDB), Cattani terá um prazo de cinco sessões ordinárias para apresentar sua defesa e poderá ser ouvido pelos membros da comissão.
No entanto, Gilberto, se mostra muito tranquilo com o resultado das investigações, e ao ser questionado sobre essa tranquilidade, Wilson afirmou que com razão ele deve estar, já que a punição será uma “besteira”.
“Com razão, com razão. Ele sabe que não vai dar nada, no máximo uma suspensãozinha aí de uns 120 dias, talvez, no máximo isso, uma besteira”, finaliza Santos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).