13 de Novembro de 2024
13 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 10 de Novembro de 2024, 08:13 - A | A

Domingo, 10 de Novembro de 2024, 08h:13 - A | A

segurança na capital

Vice-prefeita eleita diz que Guarda Municipal de Cuiabá não vai tirar trabalho de policiais

Segundo a coronel Vânia, há espaço para GM e para os policiais na Prefeitura de Cuiabá

Adriana Assunção/VGN

A vice-prefeita eleita de Cuiabá, coronel PM Vânia Garcia Rosa (Novo) afirmou em entrevista no programa “VGN no AR” que a criação da Guarda Municipal na gestão do prefeito eleito Abilio Brunini (PL) não interfere na jornada voluntária de policiais militares, que atuam no município. Segundo a coronel Vânia, há espaço para todos na Prefeitura de Cuiabá.

“É um temor que não cala, os policiais estão alvoroçados como se não tivesse espaço para muito mais agentes de segurança. Infelizmente a nossa capital ainda está muito aquém do número de policiais para realmente fazer efetivamente a segurança”, declarou Vânia Rosa em entrevista ao jornalista Geraldo Araújo nesta quinta-feira (07.11).

Vânia explicou que a Guarda Municipal não vem para tomar o espaço dos policiais que já atuam na Capital. Em fevereiro deste ano, o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), sancionou a Lei nº 7.043/2024 que prevê reajuste nas diárias dos policiais. Os policiais e bombeiros militares, que atuam em jornada voluntária, recebem por hora trabalhada.

“Tem uma sobrecarga de serviço, logicamente, o lado bom disso tem sido a hora extra. Contudo, não devemos esquecer que nessa hora extra ela está complementando um déficit salarial que não foi pago, que é a questão do RGA. Eu penso antes de tudo, na qualidade de vida da pessoa. Eu sei o quanto tempo precisa ser dedicado para receber àquela hora extra. (...) Mas, esse guarda não vem para tomar esse espaço. Ela não daria conta de todo esse trabalho extra feito pelos policiais militares. Ela vem para complementar”, esclareceu.

Segundo a vice-prefeita eleita, a Guarda Municipal não deverá ter um número amplo de efetivo e terá função também de guarda patrimonial. Ela terá também entre as funções, uma atuação no sentido de garantir o bem-estar do cidadão nas áreas de lazer.

“Teremos a reestruturação do Centro Histórico, as praças que estão sendo reorganizadas, para o público ter mais áreas de lazer e conviver em áreas comuns. Vai ser preciso segurança. Tem uma Guarda patrimonial, então, há espaço para todos. Não vejo concorrência de forma alguma, ainda mais porque, o número da guarda vai ser um número não tão grande. E o número do déficit da polícia militar está bem amplo”, declarou a vice-prefeita eleita.

Leia também: Coronel Vânia alerta sobre benefícios das facções: “O preço é entregar um jovem da família para o crime”

 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760