O prefeito de Cuiabá, Abílio Brunini (PL), enviou nesta quarta-feira (23.04) à Câmara Municipal um projeto que prevê gratuidade no transporte coletivo urbano aos domingos. A iniciativa visa facilitar o acesso da população mais vulnerável a atividades de lazer, culturais, religiosas e familiares.
Segundo o projeto, os custos da gratuidade serão cobertos pela Prefeitura, com possível suplementação orçamentária, utilizando recursos próprios e do Fundo Municipal de Transporte. A medida vale exclusivamente para as linhas municipais, sem incluir transporte intermunicipal que operam na capital.
Na justificativa, o prefeito afirma que a gratuidade deve estimular a economia local, ampliando o fluxo de consumidores em feiras, comércios e eventos culturais. A proposta é viabilizada pela economia superior a R$ 138 milhões registrada nos primeiros 100 dias da atual gestão. Segundo o prefeito, esse cenário favorável permitirá a implantação da nova política pública sem comprometer o equilíbrio das finanças do município.
O projeto também prevê possibilidade futura de ampliação da tarifa zero para feriados e pontos facultativos, desde que garantida previsão orçamentária para os anos seguintes.
A proposta agora aguarda votação na Câmara Municipal.
Leia também- Prefeita de VG anuncia equiparação salarial e garante salário acima do mínimo para servidores
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).