Por 18 votos a 6, os vereadores de Cuiabá aprovaram nessa sexta-feira (27.12), em sessão extraordinária a minirreforma administrativa encaminhada pelo prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) que prevê a extinção das Secretarias de Serviços Urbanos e Extraordinária dos 300 Anos; e a criação das Secretarias da Mulher e de Turismo.
O projeto foi enviado por Pinheiro em outubro deste ano sob o argumento que as mudanças na estrutura administrativa podem trazer uma economia de 1,6% aos cofres do município.
Na proposta aprovada ontem, consta que no lugar da Secretaria de Serviços Urbanos será fortalecida a Empresa Cuiabana de Limpeza Urbana (Limpurb), que já existe e será vinculada à Secretaria de Obras. José Roberto Stopa, atual secretário de Serviços Urbanos, será o diretor-geral da empresa pública. Além disso deve ser criada Zeladoria para intensificar o trabalho de limpeza urbana das áreas públicas de Cuiabá.
A Secretaria de Assistência Social e Desenvolvimento Humano, comandada por Wilton Coelho, passará a ser chamada de Secretaria de Assistência Social, Direitos Humanos e Pessoas Com Deficiência.
O Instituto de Planejamento e Desenvolvimento Urbano Sustentável (IPDUS), hoje vinculado à Secretaria de Planejamento, voltará a ser ligada a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável. E a Defesa Civil do Município, atualmente vinculada à Secretaria de Governo, fará parte da Secretaria Municipal de Ordem Pública e Defesa Civil.
Além da reforma, a Câmara também aprovou dez projetos como a criação de um Programa de Saneamento de Ativos e Passivos da Prefeitura de Cuiabá, como a regularização da a circulação de veículos de tração animal no perímetro urbano da Capital.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).