O presidente do MDB em Mato Grosso, advogado Francisco Faiad, confirmou ao oticias que o deputado federal, Valternir Pereira, se filiou na legenda na última sexta-feira (06.04) em um evento partidário em Primavera do Leste (239 km de Cuiabá).
Em fevereiro, o deputado federal Carlos Bezerra (MDB), já havia revelado ao oticias que Valtenir se filiaria na legenda, mas o deputado negou a filiação, na época.
Troca-troca - Valtenir Pereira filiou-se no MDB em 2013 após deixar o PSB. Porém, em junho de 2017, ele retornou ao Partido Socialista, como presidente, o que causou um racha entre os filiados. Motivo pelo qual, os deputados Fábio Garcia, Eduardo Botelho, Oscar Bezerra, Adilton Sachetti deixaram o partido e migraram para outras legendas.
Porém, 10 meses depois, ele deixou a sigla e retornou para o MDB.
Destituição do PSB MT – Com a saída de Valtenir, o presidente nacional do PSB, Carlos Siqueira, determinou a suspensão do diretório estadual da legenda em Mato Grosso. A legenda vinha sendo comandado pelo secretário-geral do partido no Estado, Milton Simplício.
Além disso, a direção Nacional abriu um processo de destituição dos membros do Diretório do PSB em Mato Grosso alegando irregularidades na direção da sigla. A sigla abriu prazo para que os membros do Diretório se defendam das possíveis irregularidades.
A Executiva Nacional do PSB confirmou que o deputado estadual, Max Russi (PSB), deverá conduzir a formação de uma nova direção estadual do partido, como também os rumos que a legenda irá seguir nas eleições deste ano.
Repúdio contra Executiva Nacional do PSB
O agora ex-secretário geral do PSB-MT, Milton Simplício, enviou uma nota à imprensa repudiando “veemente” a atitude de Carlos Siqueira, e afirmou que o presidente Nacional da legenda “rasgou o estatuto do partido ao desrespeitar a decisão unânime dos membros filiados do PSB em Mato Grosso, destituindo todos os integrantes da chapa”. Veja abaixo a nota na íntegra:
NOTA DE REPÚDIO
Como ex-secretário geral do Partido Socialista Brasileiro de Mato Grosso (PSB-MT), eu Milton Simplício, repúdio de forma veemente a atitude do presidente da direção nacional do PSB, Carlos Siqueira, que rasgou o estatuto do partido ao desrespeitar a decisão unânime dos membros filiados do PSB em Mato Grosso, destituindo todos os integrantes da chapa.
Reitero, o Diretório Estadual do PSB-MT foi eleito de forma democrática em estância máxima do partido, no Congresso Estadual realizado em Cuiabá em setembro de 2017.
Da mesma maneira, Siqueira foi eleito e reeleito neste ano, por delegados nacionais de Mato Grosso, por isso deveria acatar as regras estabelecidas pelo estatuto partidário e acima disso, respeitar o processo democrático de eleição. Essa atitude dele é traição ao seu compromisso como presidente de respeitar o estatuto e seus filiados. Uma pessoa que não sabe ouvir e respeitar a decisão da maioria dos filiados não está apta a dirigir um partido em âmbito nacional.
Entrego meu pedido de desfiliação pelo motivo de não aceitar ser submisso de um presidente inconsequente e ditatorial que trata uma instituição partidária como se fosse sua propriedade privada da qual não é dono e nunca será.
Tenho direito e legitimidade, assim como qualquer outro membro da direção, de ingressar com processo jurídico para reverter essa situação antidemocrática do presidente nacional Carlos Siqueira, garantindo que a voz da maioria dos socialistas mato-grossenses seja garantida. Somente não farei para não ter que estar em contato novamente com esse sujeito Carlos Siqueira. Não é possível lidar com alguém que nos fez perder a admiração e respeito.
Agradeço profundamente pela acolhida da base, militantes e movimentos sociais organizados do PSB, sendo eles SSB, NSB, JSB, LGBT, PSBMulher e MPS. Sou grato por ter sido recebido de forma calorosa em cada canto de Mato Grosso onde passei organizando as direções municipais do PSB.
Atenciosamente,
Milton Simplício
Ex-PSB
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).