A partir desta terça-feira (15.04) Mato Grosso será o segundo Estado brasileiro a instalar o aplicativo para celulares “Pardal”. O novo instrumento do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) passará em tempo real denúncias de propagandas eleitorais irregulares encaminhadas pela população.
A ferramenta, utilizada pela justiça eleitoral do Espírito Santo, nas eleições municipais de 2012, permite o envio online de denúncias, com fotos, vídeos ou qualquer outro documento em formato eletrônico anexado, desde que comprovem a propaganda irregular dos candidatos.
O cidadão mato-grossense poderá baixar gratuitamente o aplicativo, que está disponível na página do órgão fiscalizador. O “Pardal”, além de permitir que a Justiça Eleitoral viabilize uma atuação mais rápida na fiscalização da propaganda irregular, contará com o apoio da Polícia Federal, que juntos tomaram as providências cabíveis.
De acordo com a Corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas, o aplicativo já estará disponível nas eleições deste ano. “Com isso teremos eleições limpas e transparentes”, destacou a magistrada.
A ferramenta ainda vai permitir a emissão de dados estatísticos para o eleitor identificar os candidatos denunciados, que estiverem burlando a legislação eleitoral com a realização de propaganda irregular.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).