O governador Mauro Mendes (União) fez duras críticas ao Senado Federal ao comentar os desafios enfrentados na execução de grandes obras no Brasil, destacando a complexidade dos processos e os entraves burocráticos que, frequentemente, retardam a conclusão de projetos de infraestrutura.
Durante a inauguração oficial da Ponte Sarita Baracat, na manhã dessa sexta-feira (25.04), Mendes direcionou sua fala ao senador Jayme Campos (União), reclamando do atraso na aprovação do projeto do Novo Marco do Licenciamento Ambiental.
Mauro Mendes afirmou que já fez diversas cobranças públicas sobre o tema e expressou indignação com a morosidade do Senado, que, segundo ele, está "sentado em cima" do projeto há quase três anos.
"Já fiz dezenas de cobranças públicas. Pelo amor de Deus, vamos aprovar esse projeto, que foi aprovado com celeridade na Câmara dos Deputados, mas está parado no Senado. Isso é um absurdo", declarou o governador.
O chefe do Executivo explicou que o projeto visa reduzir a burocracia que, segundo ele, não protege o meio ambiente nem os interesses da população, mas sim os próprios burocratas, dificultando a realização de obras importantes em todo o Brasil.
Mendes lembrou que o projeto foi relatado por Neri Geller, ex-deputado federal de Mato Grosso, e aprovado rapidamente na Câmara. No entanto, até o momento, o Senado ainda não avançou na análise.
"É uma vergonha para o Congresso Nacional, especialmente para o Senado, que tem a obrigação de dar andamento a um projeto tão importante para o Brasil, mas que é prejudicial apenas à burocracia", criticou.
O governador também afirmou que já tratou do tema com diversos líderes, incluindo o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, e a senadora Tereza Cristina. "O que estamos perdendo é tempo, enquanto centenas de obras importantes para o país ficam paralisadas devido a essa maldita burocracia", finalizou Mauro Mendes.
O projeto de lei, aprovado na Câmara dos Deputados em 2021, estabelece normas gerais para o licenciamento de atividades ou empreendimentos com capacidade efetiva ou potencial de causar degradação ambiental. Desde então, a proposta aguarda análise no Senado
Federal.Leia também - Ponte Sarita Baracat é inaugurada após anos de impasses e burocracia
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).