O secretário de Serviços Públicos de Várzea Grande, Lucas do Chapéu do Sol, denunciou o desaparecimento de equipamentos públicos, em vídeo divulgado nas redes sociais e no Instagram oficial da Prefeitura, publicado na noite dessa sexta-feira (25.04). Lucas atribuiu o problema à "irresponsabilidade" da gestão anterior, que, segundo ele, comprometeu a prestação de serviços públicos.
De acordo com o secretário, a equipe atual enfrenta dificuldades para manter a rotina de trabalho devido à falta de equipamentos e patrimônios não entregues corretamente durante a transição de governo. Ainda assim, destacou que a gestão está empenhada em localizar e recuperar os bens públicos.
"A irresponsabilidade da gestão passada no processo de transição tem prejudicado muito a prestação de serviço por falta de equipamento, por falta de patrimônio. Estamos fazendo levantamento há alguns dias, buscando patrimônios que não entendemos por que não estão no parque da Secretaria de Serviços Públicos, mas, aos poucos, estamos encontrando", afirmou.
Durante o vídeo, Lucas mostrou um trator e uma grade encontrados em uma propriedade particular no Limpo Grande.
"Chegamos no Limpo Grande e achamos um trator que podia estar fazendo serviço nos canteiros centrais do município, e uma grade, em uma propriedade particular, que também poderia estar prestando serviço para a agricultura familiar em áreas rurais. Essa é a reflexão: o processo de transição é fundamental para que a próxima gestão assuma com equilíbrio e eficiência", completou.
O secretário reforçou que, apesar das dificuldades, o trabalho de reconstrução está em andamento: "Estamos tendo muita dificuldade nessa primeira gestão por falta de equipamentos e patrimônio. Aos poucos, vamos reconquistando nossa estrutura, recuperando nossa cultura, entregando serviço e trabalho, que é o que Várzea Grande merece. Beleza? Isso aí, abraço, tamo junto!"
Apesar das denúncias, Lucas não mencionou providências formais, como a lavratura de boletim de ocorrência ou abertura de processos administrativos.
Secretário evita confirmar providências sobre sumiço de maquinários
Questionado pela reportagem do , o secretário evitou confirmar o registro de boletim de ocorrência. Ele explicou que a gestão ainda está em fase de levantamento e investigação.
Segundo Lucas, parte dos maquinários foi cedida pela gestão anterior, mas sem registros claros, e o sistema de controle patrimonial era pouco transparente. Ele relatou que existem equipamentos cedidos pelo Estado e outros adquiridos pela Prefeitura, e que atualmente estão sendo conferidas as notas fiscais.
"A gente não pode falar que se trata de furto. Por isso, não quero dar esclarecimento. Estamos em fase de investigação e levantamento. Não quero acusar ninguém", declarou.
Lucas informou que o objetivo é recuperar os equipamentos, como o trator localizado no Limpo Grande, para manutenção e posterior uso. Ele explicou que muitas máquinas em áreas rurais eram cedidas pelas secretarias de Meio Ambiente ou de Serviços Públicos na gestão anterior.
"Se houve cessão, temos que renovar o termo de compromisso. Antes disso, precisamos recuperar as máquinas, fazer manutenção e, pela falta de equipamentos, colocar para trabalhar para toda a cidade. Hoje, não podemos manter uma máquina integralmente em área rural", concluiu.
O secretário reiterou que o foco, neste momento, é o levantamento e a recuperação dos bens, sem previsão de responsabilização formal.
Outro lado - A reportagem entrou em contato com o ex-scretário de Serviços Públicos, Breno Reis, para manifestação sobre os maquinários em áreas particulares, mas não atendeu as ligações enão retornou até o fechamento da matéria. O espaços egue aberto.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).