O secretário de Macroavaliação Governamental do Tribunal de Contas da União (TCU), Leonardo Rodrigues Albernaz, afirmou nessa segunda-feira (13.06) que a presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), realizou as chamadas “pedaladas fiscais”.
A declaração do membro do TCU foi realizada durante depoimento na Comissão Especial do Impeachment.
Segundo ele, os problemas fiscais do governo Dilma remontam a “dezenas de bilhões de reais, que ocorreram em vários órgãos, durante muito tempo”. As pedaladas fiscais, segundo Albernaz, foram registradas em 2014 e também em 2015, em desobediência à legislação orçamentária.
“É um pouco assustador ouvir que as pedaladas são apenas fatos contábeis. São desvios bastante contundentes e violação da responsabilidade fiscal. Parte da crise social e econômica que vivemos hoje está relacionada com a falta de cuidado com a gestão das finanças públicas”, disse Albernaz.
O secretário defendeu que os mecanismos de controle, o rigor no trato das finanças públicas e a Lei de Responsabilidade Fiscal (Lei 101/2000). Ele disse ainda que o TCU não tem a intenção de criminalizar políticas econômicas, e que é papel do Tribunal, defender a legislação orçamentária e fiscal.Com informações da Agência Senado.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).