O retorno ou não do ex-prefeito de Várzea Grande, Walace Guimarães (PMDB) à Prefeitura Municipal será decidido amanhã pelo Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT).
O recurso eleitoral do peemedebista volta à primeira sessão de 2016 do órgão, depois de pedido de vista do jurista Flávio Bertin, em dezembro de 2015, antes do recesso forense.
Walace e o seu vice, Wilton Coelho (PR) – popular Wiltinho, foram cassados pela Justiça Eleitoral em 05 de maio de 2015, em decisão proferida pelo juiz da 58ª Zona Eleitoral, José Luiz Lindote.
O peemedebista e o republicano são acusados de “prática de captação e gastos ilícitos de recursos para fins eleitorais – popular caixa dois” na campanha de 2012.
Eles foram afastados das respectivas funções e tiveram o registro de candidatura cassado. Em sua decisão, o magistrado determinou a posse imediata dos segundos colocados no pleito: Lucimar Campos e Arilson Arruda. A Ação de Investigação Judicial Eleitoral, foi movida pelo Diretório Municipal do Partido Democratas e pelo Ministério Público do Estado, por meio da promotora eleitoral Maria Fernanda.
A defesa de Walace, representada pelo advogado José Patrocínio, pede pelo arquivamento da denúncia e do retorno de seu cliente ao cargo de prefeito de Várzea Grande, sob alegação de que não houve irregularidades na campanha de Walace.
Vale destacar que desde a decisão, Walace e o seu vice, tentam, sem sucesso, retornar ao poder. De lá para cá, muitas irregularidades em sua gestão foram descobertas e denunciadas, a exemplo da possível comercialização de casas populares do programa do governo federal Minha Casa, Minha Vida. Clique Aqui e confira matéria relacionada.
Outro exemplo ainda é o direcionamento e fraude em licitação para contratação de empresa para fornecimento de licença de uso e manutenção do sistema web para gestão dos tributos do município de Várzea Grande, cuja vencedora foi a Nota Control no valor de mais de R$ 2,6 milhões – o contrato foi suspenso por determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Clique Aquie confira matéria relacionada.
Os números – Em 2012, Walace fez 47.338 votos - (35,14%) e a segunda colocada, atual prefeita Lucimar Sacre de Campos (DEM), conquistou 44.286 votos - o que representa 32, 87% dos votos válidos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).