A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Maria Thereza de Assis, relatora do recurso ordinário interposto pelo candidato a deputado estadual, Valdir Mendes Barranco (PT), em julgamento na noite desta quinta-feira (11.12), negou o pedido do petista que pleiteava parecer favorável ao seu registro de candidatura.
No entanto, o presidente do TSE, Dias Toffoli pediu vistas do processo e a decisão que pode alterar o quadro de eleitos da Assembleia Legislativa para a próxima legislatura foi adiada mais uma vez.
Entenda - Por ser considerado ficha suja, os 19.227 votos conquistados por Barranco não foram contabilizados para a sua coligação “Amor a Nossa Gente” – composta pelos partidos: PT, PMDB, PR, PROS e PC do B. Ele tenta “descongelar” esses votos na instância superior para ser empossado como deputado, já que a soma irá alterar o quociente eleitoral, beneficiando desta forma sua legenda.
Caso consiga parecer favorável do TSE, a coligação “Coragem e Atitude Pra Mudar III” – composta pelos partidos: PV, PSC, PRP, PRB e PSDC -, perderá uma das duas vagas conquistadas, neste caso, o candidato eleito coronel Taborelli (PV) seria o prejudicado.
Vale destacar que ao longo de sua jornada para tentar conseguir a aprovação de seu registro de candidatura, Barranco sofreu várias derrotas, seja na Justiça eleitoral, seja na Estadual.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).