23 de Novembro de 2024
23 de Novembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Domingo, 28 de Abril de 2024, 11:45 - A | A

Domingo, 28 de Abril de 2024, 11h:45 - A | A

Prefeitura de Cuiabá

Presidente estadual do PT afirma desconhecer "acordo" em âmbito nacional e tenta desistência de Stopa

Conforme o deputado, o PT tem maioria na federação, neste caso, a tendência é para a escolha de Lúdio

Adriana Assunção & Angelica Gomes/VGN

O presidente estadual do PT, deputado estadual Valdir Barranco, afirmou em entrevista à imprensa, nesta semana, que desconhece um acordo entre o PV Nacional para que a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB, PV) escolha a pré-candidatura do vice-prefeito de Cuiabá, José Roberto Stopa (PV), na corrida eleitoral pelo comando do Palácio Alencastro nas eleições de outubro deste ano.

O suposto acordo teria sido feito ainda em 2022, quando o PV lançou a candidatura ao governo da primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. Caso existisse tal acordo, a pré-candidatura do deputado Lúdio Cabral (PT) não teria sustentação sem o apoio da federação. Questionado sobre o assunto, Barranco limitou-se a dizer que "não está sabendo".

Contudo, esclareceu que o PV terá uma chapa maior na disputa por vagas na Câmara, devido ao desempenho na eleição anterior. "Aqui em Cuiabá, o resultado deles foi melhor do que o do PT. Não é algo engessado; isso pode ser negociado, mas eles elegeram mais e obtiveram mais votos que o PT nas eleições de 2020, então é natural."

Sobre a pré-candidatura de Lúdio, Barranco afirmou que a sigla "vai brigar" pela escolha do petista. "No que depender de nós, Lúdio será o candidato da federação. Acho que temos que trabalhar para convencer o Stopa a desistir, retirar o nome, para que possamos encaminhar apenas o nome do Lúdio. Não havendo esse consenso, será a Federação Nacional que decidirá, e isso foge ao nosso controle."

Questionado sobre uma possível interferência do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Barranco avaliou que o presidente não deve interferir. "Lula é um exímio negociador; ele não fará nada que possa prejudicá-lo enquanto governo. Ele vai avaliar e, se houver necessidade e for possível, certamente poderá intervir, mas acredito que não haverá necessidade."

Conforme o deputado, em âmbito nacional, o PT tem maioria na federação, portanto, a tendência é a escolha de Lúdio. "Eles [PV e PCdoB] não têm número suficiente; nós [PT] temos a maioria absoluta, então, podemos ajudá-los a decidir algo que desejam, mas eles não podem decidir sem nós. Portanto, vai depender muito da correlação de forças nos demais estados. Tudo estará na mesa, e vamos respeitar a decisão, se for melhor que haja um recuo. Vamos respeitar, mas vamos lutar para resolver isso aqui, já com o nome do Lúdio sendo encaminhado como único da federação."

Barranco observou que na eleição de 2022, o presidente Lula fez o pedido pela candidatura de Márcia Pinheiro, mas na eleição municipal não houve esse pedido. "Agora ele não pediu; acho que estamos mais no âmbito municipal. Temos a Federação Nacional que, se tiver que intervir, vai intervir, então acho que vai depender muito mais da negociação aqui", declarou o deputado.

Leia também: Stopa descarta desistência e afirma que federação decide até maio pré-candidatura à Prefeitura de Cuiabá

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760