02 de Dezembro de 2024
02 de Dezembro de 2024
 
menu

Editorias

icon-weather
lupa
fechar
logo

Política Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021, 08:16 - A | A

Sexta-feira, 10 de Setembro de 2021, 08h:16 - A | A

transparência e segurança

Presidente do TSE cria Comissão de Transparência das Eleições

 Comissão será responsável pela transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições 

Lucione Nazareth/VGN

Sérgio Lima/Poder360

VGN_TribunalSuperiorEleitoral-TSE-eleicao

 Comissão será responsável pela transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições 

 

 

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Luís Roberto Barroso, publicou ontem (09.09) portaria criando Comissão de Transparência das Eleições (CTE) para ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições.

Segundo a portaria, a Comissão irá examinar o plano de ação do TSE para ampliação da transparência do processo eleitoral, podendo opinar sobre seu conteúdo e recomendar ações adicionais.

Leia Também - Júlio defende terceira via, mas diz que entre Lula e Bolsonaro prefere Governo “atrapalhado do que corrupto"

“Acompanhará as rotinas e etapas referentes aos procedimentos de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e aos eventos e mecanismos de auditoria do processo eleitoral, podendo opinar sobre os trabalhos e recomendar ações adicionais”, diz trecho extraído da portaria.

Os integrantes do grupo serão: o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG); o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamin Zymler; o comandante de Defesa Cibernética pelas Forças Armadas, general Heber Garcia Portella; a conselheira da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Luciana Diniz Nepomuceno; o perito do Serviço de Perícias em Informática da Polícia Federal, Paulo César Hermann Wanner; e o vice procurador-geral eleitoral Paulo Gustavo Gonet Branco.

O grupo irá contar ainda com especialistas em tecnologia da Informação e representantes da sociedade civil.

PORTARIA TSE Nº 578 DE 08 DE SETEMBRO DE 2021.

Institui a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e o Observatório da Transparência das
Eleições (OTE).

O PRESIDENTE do TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL, no uso de suas atribuições legais e regimentais,

RESOLVE:

Art. 1º Fica instituída a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) com a finalidade de:

I - Ampliar a transparência e a segurança de todas as etapas de preparação e realização das eleições;

II - Aumentar a participação de especialistas, entidades da sociedade civil e instituições públicas na fiscalização e auditoria do processo eleitoral; e

III - Contribuir para resguardar a integridade do processo eleitoral.

Art. 2º A Comissão de Transparência das Eleições atuará nas seguintes etapas:

I - Planejamento de ações de ampliação da transparência do processo eleitoral: a CTE examinará o plano de ação do TSE para ampliação da transparência do processo eleitoral, podendo opinar sobre seu conteúdo e recomendar ações adicionais; e

II - Acompanhamento e fiscalização das fases de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e de auditoria do processo eleitoral: a CTE acompanhará as rotinas e etapas referentes aos procedimentos de desenvolvimento dos sistemas eleitorais e aos eventos e mecanismos de auditoria do processo eleitoral, podendo opinar sobre os trabalhos e recomendar ações adicionais.

Art. 3º A Comissão de Transparência das Eleições será integrada por especialistas na área de tecnologia e representantes de instituições públicas e de entidades da sociedade civil, de modo a garantir a pluralidade de visões e expertises.

§ 1º A composição da Comissão de Transparência das Eleições será definida em ato normativo próprio.

§ 2º A atuação na CTE se dará em caráter honorífico e não remunerado, podendo o TSE arcar com despesas de deslocamento dos integrantes da Comissão para o cumprimento de suas atribuições.

Art. 4º Fica instituído o Observatório da Transparência das Eleições (OTE), formado por pluralidade de instituições da sociedade civil, com a finalidade de colaborar com a Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e com o Tribunal Superior Eleitoral nas tarefas de ampliar a transparência de todas as etapas do processo eleitoral, aumentar o conhecimento público sobre o sistema brasileiro de votação e resguardar a integridade do processo eleitoral.

§ 1º Serão convidadas ou admitidas a participar do Observatório da Transparência das Eleições (OTE) organizações e instituições públicas e privadas com notória atuação nas áreas de tecnologia, direitos humanos, democracia e ciência política interessadas em contribuir para o alcance dos objetivos visados.

§ 2º A participação a que se refere este artigo ocorrerá de maneira não onerosa para o Tribunal Superior Eleitoral.

Art. 5º Esta portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Ministro LUÍS ROBERTO BARROSO

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760