Lucinéia dos Santos Ribeiro, secretária de Gestão Fazendária de Várzea Grande e coordenadora da Equipe de Transição do prefeito Kalil Baracat (MDB), rebateu as críticas feitas pela prefeita eleita, Flávia Moretti, sobre supostas dificuldades no acesso a documentos oficiais da atual administração.
Leia matéria relacionada - "Não tenho culpa se ela está mal-informada e não dialoga com sua equipe de transição", rebateu Kalil a Moretti
“Para alguém que alega ter conhecimento jurídico, parece faltar bom senso”, afirmou Lucinéia, classificando as declarações como infundadas e sugerindo que podem ser uma tentativa de criar uma percepção equivocada junto à população. “Ela falta com a verdade ou tenta passar a ideia de que enfrenta resistência, algo que não corresponde à realidade. Os secretários indicados por ela estão diariamente na Prefeitura, acompanhados pelo coordenador da equipe de transição, o advogado Maurício Magalhães, que tem demonstrado conduta alinhada à situação”, completou.
A secretária também esclareceu que ainda não recebeu os novos gestores das pastas de Gestão Fazendária, Administração, Planejamento, Controle Interno e Desenvolvimento Social, uma vez que a prefeita eleita ainda não os nomeou. No entanto, destacou que, nesta quinta-feira, ela e o secretário de Educação, Silvio Fidelis, passaram toda a manhã em reunião com o futuro titular da pasta de Educação.
Lucinéia reforçou que todos os pedidos encaminhados oficialmente foram atendidos, e os documentos estão disponíveis em um e-mail criado especificamente para facilitar a comunicação entre as equipes de transição.
“Desde 2015, nossa gestão trata a coisa pública com o máximo respeito, especialmente em relação à transparência de informações e documentos. Quem desejar pode consultar o site oficial (www.varzeagrande.mt.gov.br), onde estão disponíveis dados sobre economia, legislação, contratos, licitações, entre outros”, ressaltou a secretária, informando ainda que o pagamento do salário de novembro foi efetuado nesta sexta-feira (29.11), dentro do prazo previsto.
Lucinéia destacou que a postura da gestão atual está alinhada às orientações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), conforme a Resolução Normativa nº 19/2016, que regula os procedimentos de transição entre administrações. “A orientação do prefeito Kalil Baracat sempre foi atender todas as demandas dentro da normalidade, sem atropelos. Essa recomendação permanece inalterada em todas as reuniões de transição”, afirmou.
Sobre as reuniões entre as equipes de transição, Lucinéia relatou que têm ocorrido de forma produtiva e dentro da normalidade esperada. Contudo, questionou a discrepância entre as declarações públicas da prefeita eleita e as afirmações dos membros de sua equipe. “Se há contradição entre o que os futuros auxiliares afirmam nas reuniões e o que a prefeita eleita declara publicamente, é necessário que alinhem os discursos. Inclusive, um futuro secretário já mencionou, durante uma reunião, que obteve acesso às senhas e contas da Prefeitura junto à Secretaria do Tesouro Nacional (STN)”, destacou.
Por fim, Lucinéia lembrou que a administração de Várzea Grande permanecerá sob responsabilidade do prefeito Kalil Baracat até 31 de dezembro. “Até essa data, ele continuará sendo o prefeito, eleito pelo povo, e entregará a gestão com todas as informações exigidas pela legislação e pelos órgãos de controle, incluindo saldos bancários, estoques, contratos e outras informações relevantes. A única exceção são os dados dependentes do fechamento das contas”, concluiu. (Com assessoria).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).