O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE/MT), conselheiro Sérgio Ricardo, decidiu intervir para restabelecer a harmonia entre a prefeita Flávia Moretti e o vice-prefeito Tião da Zaeli, ambos do PL.
A reunião que marcou o início desse entendimento ocorreu no último sábado (29.03), com a presença de Moretti, Zaeli e Sérgio Ricardo, o presidente da Câmara, vereador Wanderley Cerqueira (MDB) e do procurador-geral do município, advogado Maurício Magalhães. A reunião foi no escritório do advogado.
Com a mediação do conselheiro, ficou acertado que a prefeita irá cumprir o acordo firmado com o vice durante a campanha eleitoral. Segundo fontes do , o que chamou atenção foi o fato da reunião ter acontecido informalmente, fora da Corte de Contas, com o presidente do TCE/MT.
Em entrevista ao , Tião da Zaeli confirmou o encontro com Sérgio Ricardo e explicou que a intervenção se deu em razão do papel institucional do conselheiro e de seu interesse no avanço da cidade. Segundo o vice-prefeito, a prefeita concordou em repassar a ele o comando do Departamento de Água e Esgoto (DAE) e da Secretaria Municipal de Educação, com amplos poderes de gestão.
Apesar da transferência de responsabilidade sobre as duas pastas, Flávia Moretti solicitou acompanhar de perto o processo de privatização do DAE. “Vamos trabalhar para resolver a questão da água em Várzea Grande. Estamos fazendo um levantamento para saber a real situação do DAE e preparar a privatização”, declarou Zaeli.
Questionado sobre a dívida superior a R$ 400 milhões do DAE — atualmente registrada como precatório e assumida pela Prefeitura —, Zaeli afirmou que o tema ainda será discutido, mas que a dívida hoje está sob responsabilidade do município.
Sobre a possibilidade de o ex-secretário de Saúde, Gonçalo Barros, assumir a Presidência do DAE, Zaeli informou que fez o convite, contudo foi recusado devido a compromissos já assumidos por Barros. Em relação à Secretaria de Educação, ainda não há definição sobre quem assumirá a pasta.
Zaeli também comentou a polêmica envolvendo o atual secretário de Obras, Celso Luiz. Após reclamações de Celso sobre a falta de autonomia, o vice-prefeito teria sugerido sua saída: “Disse a ele: ‘entregue então. Já que não tem autonomia para fazer nada, é melhor entregar o cargo do que ficar reclamando”, relatou Zaeli.
Celso Luiz, que atuou como coordenador financeiro da campanha de Flávia e Tião, deverá permanecer na pasta até julho e, posteriormente, retornar à sua empresa, a Selplon.
Indicação do conselheiro para pasta estratégica
Fontes ouvidas pelo revelaram que o conselheiro Sérgio Ricardo teria avalizado o nome do servidor do TCE, Marcos José, para assumir a Secretaria de Gestão Fazendária.
“Marcos José vai assumir a Secretaria de Fazenda por indicação do conselheiro Sérgio Ricardo”, confidenciou uma fonte próxima de Zaeli. No entanto, a informação ainda não foi confirmada oficialmente, uma vez que, em outras ocasiões, o vice-prefeito já havia tentado emplacar Marcos José na gestão, sendo vetado pela prefeita.
Leia também - Jayme evita antecipar 2026, critica oportunismo na política e descarta candidatura de Lucimar em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).