O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) concede nesta sexta-feira (04.04) a medalha Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito ao líder indígena da etnia kayapó, cacique Raoni Metuktire. É a maior honraria concedida a cidadãos brasileiros, instituições e estrangeiros em reconhecimento aos serviços prestados à população.
A honraria é composta por três graus: Grã-Cruz, Grande Oficial e Comendador. A escolha é feita pelo presidente da República.
Lula deve entregar a honraria pessoalmente ao líder indígena nesta sexta (04). O presidente visita a terra indígena Capoto-Jarina, no Parque Nacional do Xingu, em Mato Grosso, para se reunir com o cacique Raoni e outras lideranças indígenas.
O encontro também deve discutir questões relacionadas à preservação ambiental e direitos dos povos indígenas.
Leia Também - Jayme evita antecipar 2026, critica oportunismo na política e descarta candidatura de Lucimar em VG
DECRETO DE 3 DE ABRIL DE 2025
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA, no uso da atribuição que lhe confere o art. 84,caput, inciso XXI, da Constituição, e na qualidade de Grão-Mestre da Ordem Nacional do Mérito, resolve:
ADMITIR,
na Ordem Nacional do Mérito, no Grau de Grã-Cruz, o Cacique ROPNI METYKTIRE, Cacique Raoni, em razão dos relevantes serviços prestados em defesa dos direitos dos povos indígenas, da Floresta Amazônica e do meio ambiente.
Brasília, 3 de abril de 2025; 204º da Independência e 137º da República.
LUIZ INÁCIO LULA DA SILVA
Enrique Ricardo Lewandowski
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).