A prefeita de Várzea Grande, Flávia Moretti (PL), contratou a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), vinculada à Faculdade de Economia da Universidade de São Paulo (FEA-USP), para realizar o diagnóstico financeiro, patrimonial e estrutural do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG).
O apurou que a estimativa é gastar algo em torno de R$ 2 milhões com o estudo, contudo, o valor pode ser menor ou maior, a depender do trabalho a ser realizado pela Fipe. Conforme a apuração, no final do serviço, a entidade deve apresentar o valor real do serviço, estabelecendo pagamento em 24 meses, ou seja, 2 anos. O prazo para execução do estudo ainda não foi divulgado.
A Fipe deve fornecer à Prefeitura um diagnóstico atualizado do valor do patrimônio do DAE, incluindo todas as Estações de Tratamento de Água (ETAs) e de Tratamento de Esgoto (ETE); assim como o volume de recursos que a autarquia recebe (rentabilidade) e todo serviço que vem sendo executado na cidade.
Também será analisado o impacto operacional e financeiro da concessão da autarquia. Após a conclusão dos estudos da Fipe, a prefeita Flávia Moretti pretende abrir consulta pública, por meio de audiências na Câmara Municipal, para apresentar o diagnóstico da autarquia municipal.
Os dados serão utilizados também para a elaboração do edital de Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI) voltado à concessão do DAE à iniciativa privada.
Leia Também - Águas Cuiabá manifesta interesse na privatização do DAE-VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).