O prefeito de Várzea Grande, Sebastião dos Reis Gonçalves – o Tião da Zaeli (PSD) -, quer ter acesso a finanças de todas as Secretarias do município. De acordo com o secretário de Assuntos Estratégicos do município, Yênes Magalhães, o prefeito solicitou para que os todos os secretários fizessem um “pente fino” nas pastas e enviasse um relatório com os dados para ele (prefeito).
O relatório deveria conter números pertinentes da Secretaria, tais como: servidores comissionados, contratados, valor de dívidas contraídas, receitas, aplicação dos recursos recebidos, empenho, licitação, relação de contratos de compras, entre outras.
No entanto, o presidente do Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE/VG), João Carlos Hauer (PR), teria enrolado para passar as informações ao prefeito e por conta disso, Tião da Zaeli determinou uma auditoria nas finanças do órgão.
Outro lado - Ao VG Notícias, Hauer negou a auditoria, e disse que quando foi solicitado pelo prefeito, ele avisou que não tinha necessidade de emitir este relatório, devido ao grande volume de documentos, e que os dados do DAE/VG estão todos cadastrados no portal Transparência Fiscal, conforme determinação do Ministério Público Estadual.
“São muitos documentos. Não havia a necessidade deste relatório, porque as contas do DAE estão todas cadastradas e disponíveis no portal Transparência Fiscal. Diariamente a minha equipe digitaliza os documentos e anexa no portal. Lá, no Transparência Fiscal, tem tudo, desde contratos, empenhos, até restos a pagar e dívidas contraídas, eu expliquei isso para o Yênes”, disse.
Controladoria confirma auditoria - Em entrevista ao VG Notícias, o secretário da Controladoria Geral do município, Osmar Alves da Silva, confirmou o pedido do prefeito, em fazer uma auditoria no DAE/VG. Segundo ele, está programado para a equipe de auditoria ir até o órgão e fazer o levantamento.
“Vamos levantar tudo. Devo entrar em contato ainda esta semana com o João Hauer para informá-lo. Realmente os dados do DAE/VG estão no Transparência Fiscal, mas precisamos mais detalhes que não constam lá, tem que ser em documentos mesmo”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).