O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), afirmou que a Câmara de Várzea Grande será instalada no espaço onde hoje está edificada a sede da Promotoria do Ministério Público no município. A informação foi compartilhada pelo prefeito, durante a assinatura do termo de compromisso com o Poder Judiciário do Estado, para devolver o antigo prédio do Fórum da Comarca, na manhã desta quinta-feira (11.05).
Segundo Kalil, com a devolução da área do Fórum, o município irá acomodar diversas Secretarias no local, o que irá gerar economia, pois deixará de pagar aluguel. E mais para frente, o prefeito informou que a Câmara de Várzea Grande também se mudará para as imediações.
“O pensamento é trazer algumas Secretarias aqui para dentro e otimizar os serviços, para estarmos mais próximos dos servidores, dos secretários e das pessoas que buscam o atendimento público, e vão ter aqui, concentrado no Paço municipal e futuramente se Deus quiser, a Câmara de Vereadores também vem para cá, com a doação da área do Ministério Público que já há uma tratativa encaminhada, a gente concentra tudo aqui, então o munícipe que vier buscar atendimento, ele terá aqui todo concentrado no Paço”, afirmou.
Ao ser questionado se já existe previsão de investimento das adequações no local, o prefeito destacou que possivelmente terá ajustes e investimentos, mas que será visto conforme adequação das Secretarias, mas, que ainda não tem um valor previsto de investimento.
“Nós ainda vamos ver como vamos adequar, possivelmente terá alguns ajustes, investimentos, isso a gente vai ver na acomodação das Secretarias, do espaço. Mas, ainda não tem valor previsto, vamos tomar par da situação, até porque, não podíamos entrar no prédio sem esse termo de cedência. Nós vamos adentrar o prédio, ver como que vai ser a adequação de todos os espaços e futuramente fazer os investimentos necessários, lógico, pequenos, mas queremos utilizar o mais rápido possível, até para gerar economia para o município”.
Ainda de acordo com o prefeito, não tem previsão de funcionamento das novas unidades no espaço.
O prefeito explicou que no termo de compromisso, ficou a cargo da Prefeitura de Várzea Grande a construção de um estacionamento para atender o novo Fórum, no Chapéu do Sol. “Esse estacionamento terá placas solares e isso já está bem encaminhado, já temos o esboço do projeto, que será elaborado por esses dias e vamos cumprir esse termo de compromisso que é uma forma de contrapartida que foi constituída entre nós e o Tribunal de Justiça”, disse Kalil.
Já a vice-presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargadora Maria Erotides, explicou ao o processo de repasse da área do antigo fórum à Prefeitura. “Essa é uma área do município, o município fez um termo de doação, uma escritura pública de doação registrada em cartório e entregou para o Poder Judiciário fazer a prestação da justiça, durante todos esses anos nós utilizamos, acrescentamos, aumentamos as acomodações e utilizamos esse espaço para a prestação da justiça como Comarca de Várzea Grande e agora como nós temos um prédio novo, um prédio maior, nós estamos restituindo para que o município reutilize e traga para cá as Secretarias, evitando o pagamento de aluguéis”.
Vale lembrar, que o prefeito de Várzea Grande negociava a devolução do espaço desde o ano passado, e o imóvel foi desativado em junho de 2022 quando o novo Fórum foi instalado na região do Chapéu do Sol.
Leia mais - Beneficiários do Ser Família irão receber duas parcelas até domingo (14)
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).