A população e lideranças políticas do novo município de Mato Grosso, Boa Esperança do Norte estão caminhando para sua primeira eleição municipal, a ser realizada em 06 de outubro deste ano, com “espirito de união” cujo objetivo é ter candidatura única à Prefeitura. A informação foi repassada ao pelo subprefeito Calebe Francio.
Com aproximadamente 12 mil moradores, Boa Esperança do Norte tem cerca de 4,5 mil eleitores aptos a escolherem os seus representantes na Prefeitura Municipal e na Câmara Municipal no pleito deste ano. Ambos os órgãos ainda serão implantados no município.
Na disputa pela Prefeitura, moradores e lideranças políticas estão trabalhando o nome do subprefeito Calebe Francio, que está filiado no PSDB, mas deve migrar para o MDB. A mudança de legenda, segundo revelou Francio ao , é em decorrência do apoio do partido na “disputa judicial” que os moradores de Boa Esperança do Norte travaram desde 2000 em busca da emancipação do antigo distrito.
Sobre a candidatura única, Calebe afirmou que tudo está caminhando para candidatura de consenso porque todos pensam em iniciar o novo município “caminhando juntos, do mesmo lado, sem qualquer oposição”. Porém, ele acredita que uma decisão final sobre candidatura única será obtida somente em abril.
“A uma vontade da população. Grande parte fala em uma candidatura única para começar todo mundo do mesmo lado. São 23 anos de defasagem e isso fez um amadurecimento político e administrativo das lideranças aqui, então a grande maioria fala em candidatura única. Porém, tenho a consciência que a democracia supera tudo, então a partir do mês de abril vamos saber de fato de será candidatura única ou terá uma nova para a disputa”, declarou Francio.
Câmara Municipal - Segundo a Constituição Federal, o número de cadeiras nas Câmaras Municipais é definido de acordo com o tamanho da população, podendo variar entre o mínimo de 9 e o máximo de 55 vereadores. A legislação estabelece que municípios com até 15 mil habitantes, como é o caso Boa Esperança do Norte, devem ter nove vereadores.
Ao Calebe Francio declarou que já existe movimentação política na questão das candidaturas para Câmara Municipal, principalmente pelo fato de que dois vereadores de Sorriso e um de Nova Ubiratã são moradores de Boa Esperança do Norte.
Um destes nomes é Marlon Zanella (MDB), vereador por três mandatos do município de Sorriso e atual vice-presidente da Câmara. Além dele, consta ainda José Marcos Pereira (PSB), conhecido como Marcão da Boa Esperança, Olenil de Boa Esperança, ambos de Sorriso.
Já Sidiney do Piratininga (União), mora no novo município, mas foi eleito na Câmara de Nova Ubiratã. “Acreditamos que esses vereadores, pela experiência política, e pelo fato de terem sido eleitos para representar Boa Esperança Norte nas Câmaras de Sorriso e Nova Ubiratã, surgem como os principais nomes para disputa eleitoral, e com certeza, como as principais lideranças”, finalizou Calebe.
Leia Também - TSE publica datas da eleição de 2024; confira
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).