O governador do Estado, Mauro Mendes (DEM) participou na manhã desta quinta-feira (02.04), de uma reunião por meio de videoconferência, com o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão (PRTB), onde cobrou a liberação de recursos pendentes do Fundo Amazônia para Mato Grosso e para os demais Estados que compõem a Amazônia Legal, como forma de combater a crise provocada pelo coronavírus.
De acordo com o governador, a aplicação dos recursos do Fundo Amazônia no combate ao desmatamento ilegal e queimadas, além de reduzir os danos ambientais, também vai movimentar a economia de Mato Grosso, já que os valores deverão ser aplicados em compra de equipamentos, tecnologia, aquisições, contratações, combustível, dentre outros.
Para Mendes, esse incremento de recursos é primordial para reduzir os impactos econômicos do coronavírus e, consequentemente, minimizar os danos à qualidade de vida da população.
“Nesse momento, presidente, nós precisamos fazer rodar o dinheiro que nós temos. No Fundo Amazônia, temos projetos liberados há tempos e os recursos desses projetos não são liberados. É extremamente importante que o dinheiro circule nesse momento”, afirmou.
O democrata citou um projeto do Corpo de Bombeiros que aguarda a reativação do fundo para ser executado, está previsto um recurso de R$ 35 milhões, que envolve a compra de viaturas, helicóptero, diversos equipamentos de combate aos incêndios e equipamentos, além de cursos de qualificação.
Em resposta, o general Hamilton Mourão afirmou que irá analisar esta e todas as demais demandas apresentadas pelos governadores.
“Temos desafios de dimensões amazônicas. Temos que suavizar a curva da doença, para caber no SU, à curva da economia, do PIB, e também a curva social, para evitar desemprego. Nosso objetivo comum é o bem-estar da população”, declarou o vice-presidente.
Os secretários Mauro Carvalho (Casa Civil) e Mauren Lazzaretti (Meio Ambiente) estiveram ao lado do governador durante a reunião. Já pela videoconferência, participaram os governadores Waldez Góes (AP), Gladson Cameli (AC), Wilson Lima (AM), Flávio Dino (MA), Helder Barbalho (PA), Marcos Rocha (RO), Antonio Denarium (RR) e Mauro Carlesse (TO).
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).