A vice-presidente do MDB em Mato Grosso, deputada Janaina Riva, afirmou nesta terça-feira (13.06) que o partido deve apoiar a candidatura do presidente da Assembleia Legislativa (ALMT), Eduardo Botelho, à Prefeitura de Cuiabá nas eleições de 2024. Segundo ela, é provável que o atual prefeito da capital, Emanuel Pinheiro (MDB), possa até mesmo "pedir votos" para Botelho em um eventual segundo turno.
Riva declarou que o MDB realizará as eleições da Executiva Estadual em agosto e, posteriormente, discutirá a questão dos Diretórios Municipais, a fim de entrar na discussão do pleito do próximo ano.
Conforme a parlamentar, a tendência é que o MDB não lance uma candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá, principalmente devido à intervenção judicial na Secretaria de Saúde da capital, o que pode atrapalhar o projeto político do grupo de Emanuel Pinheiro, que cogita lançar o nome do vice-prefeito José Roberto Stopa (PV) ao Palácio Alencastro.
Nesse cenário, Riva afirmou que o MDB deverá apoiar a candidatura de Eduardo Botelho para a Prefeitura. "Atualmente, vejo que a tendência do partido, caso não haja uma candidatura própria à Prefeitura de Cuiabá, é apoiar a candidatura de Botelho", declarou.
Sobre o apoio de Emanuel Pinheiro a Botelho, Janaina avaliou como difícil em um eventual primeiro turno, mas que em um eventual segundo turno, o prefeito da capital deve participar da campanha do presidente da ALMT, principalmente por ter mais "conflitos" com outros dois eventuais candidatos: Lúdio Cabral (PT) e Abílio Júnior (PL).
"Acredito que seja difícil Emanuel Pinheiro caminhar com Botelho em um primeiro momento. Talvez, em um eventual segundo turno, isso possa acontecer por afinidade. Sabemos que a relação de Emanuel com Abílio e Lúdio é mais turbulenta do que com Botelho", disse a deputada.
Riva acrescentou: "Acredito que Botelho deve seguir com uma candidatura independente, sem o apoio da Prefeitura e do Governo do Estado, já que o governador Mauro Mendes deve apoiar a candidatura de Fábio Garcia. No entanto, na Assembleia Legislativa, estimamos que 15 deputados irão apoiar a candidatura de Botelho. Entendemos e respeitamos as candidaturas de Lúdio e Abílio, mas os dois estão na polarização entre extrema-direita e extrema-esquerda. Buscaremos um nome mais ao centro, e o nome de Botelho é o mais forte".
Leia Também - Com recepção calorosa, Botelho quer apoio dos deputados para debater projeto que proíbe pesca em MT
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).