A vereadora de Cuiabá, Maysa Leão (Republicanos), declarou nesta terça-feira (12.11) que está na hora da Câmara Municipal ter uma Mesa Diretora com maior representação feminina, e que a votação demonstrou que a vontade da população cuiabana é de que homens apoiem as mulheres para que uma das oito vereadoras eleitas possa assumir a presidência da Casa.
Maya disse que o projeto de uma chapa para Mesa Diretora 100% feminina está meio “parado” pelo fato de todas as eleitas não terem conseguido sentar para conversar sobre o assunto, mas que o tema vem sendo tratado com “desconforto” dentro do parlamento.
“Acho que o projeto demonstra o desconforto dos homens em relação a essa pauta. Nós tivemos chapa 100% masculina diversas vezes e isso nunca foi manchete de jornal. Então, agora a gente tem todo um desconforto da ideia de uma chapa 100% feminina. Está na hora dos homens dizerem: não queremos uma Mesa 100% feminina”, disse a vereadora.
Sobre nomes para encabeçar a chapa, Leão contou que defende um nome de consenso a ser definido por todas as eleitas e também por vereadores simpatizantes do projeto, e não uma imposição. Lembrando que Maysa, Michelly Alencar (União) e as vereadoras eleitas Paula Calil (PL) e Baixinha Giraldelli (Solidariedade) já colocaram o nome à disposição.
“Eu acredito que essa chapa precisa de uma reunião. Temos que sentar todos os apoiadores juntos e decidir se vai ser 100% mulher ou três mulheres, dois homens, como ela será! Eu sou a favor de que mulheres sejam protagonistas sim. O recado das urnas foi esse. Pela primeira vez, 8 vereadoras foram eleitas. Está na hora dos homens apoiarem as mulheres”, finalizou.
Leia Também - Abilio decide se afastar das discussões da Mesa Diretora da Câmara: “Avancei demais”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).