O governador Mauro Mendes (DEM) e a secretária de Meio Ambiente, Mauren Lazzaretti, lançaram nesta segunda-feira (25.10), o programa Carbono Neutro MT, que dispõe sobre a adesão do Estado à campanha Under2 criada pelas Nações Unidas, no âmbito da Convenção sobre as mudanças do clima.
O programa institui a meta de eliminação da emissão zero até 2035. Com a ação, o Estado se antecipa à meta da campanha mundial, que propõe neutralizar as emissões de gases de efeito estufa até 2050.
“Estamos assumindo através se um decreto e da adesão de diversos atores da iniciativa privada atingir essa meta no ano de 1935, um set point em 2030 de 80%, chegando a 2035 com 100% da economia do Estado de Mato Grosso tendo emissões zero no balanço que nós haveremos de fazer até lá. É um esforço importante para combater o já tão comprovado efeito estufa, causado pelas emissões de carbono”, declarou o governador, que se ausenta do Governo nesta terça (26), para cumprir agendas internacionais que tratam das questões ambientais.
Leia mais: Projeto institui “Ser Família Habitação” para construção de 20 mil casas em MT
Mauro Mendes destacou durante coletiva de imprensa que o objetivo será mostrar a verdade sobre a atuação do Governo na preservação do meio ambiente. Segundo Mendes, Mato Grosso produz muito e preserva 62% do seu território. Mauro também garante que “praticamente 100%” das infrações tiveram ações do Governo.
"Estamos a poucos dias para começar mais uma conferência mundial do clima e nós estaremos lá. O Estado de Mato Grosso é um dos grandes exemplos de economia sustentável e que lamentavelmente ao longo dos últimos anos sofreu muitos ataques à sua imagem naquilo que verdadeiramente fazemos aqui. Lamentamos que os maus exemplos ganham uma grande repercussão na mídia nacional e internacional e essas imagens foram um conceito negativo, talvez, esse seja nosso grande esforço, mostrar a verdade, mostrar aquilo que somos e o que fazer”, declarou Mendes.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).