De pai para filho, de tio para sobrinho. Os sobrenomes de peso na política em Mato Grosso já podem ser vistos em santinhos e propagandas eleitorais ao concorrerem a uma vaga na Assembleia Legislativa ou na Câmara Federal.
Exemplo é o estreante na política, candidato a deputado estadual Elias Galli (PSL), 30 anos, filho do candidato à reeleição, deputado Federal, Victorio Galli (PSL).
Galli aposta na dobradinha ao lançar o filho, que utiliza o mesmo discurso “cristão, conservador, de direita”.
Já o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro emprestou o sobrenome ao filho estreante na política, Emanuel Pinheiro Filho, conhecido como Emanuelzinho (PTB), 23 anos, que concorre a uma vaga na Câmara Federal.
Além do jovem, o vereador de Cuiabá, Lilo Pinheiro (PRP) filho do ex-deputado Benedito Márcio Pinheiro e primo de Emanuel, também usa o sobrenome ao concorrer a uma cadeira na AL.
A advogada, Renata Viana (PDT), 30 anos, também faz sua estreia como candidata a deputada federal em Mato Grosso. Renata é sobrinha em segundo grau do deputado estadual, Zeca Viana, que concorre à reeleição.
O ex-vereador de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB) disputa nessas eleições como candidato a deputado estadual.
Sobrenome conhecido na região, Kalil é filho do ex-deputado estadual, ex-vereador e ex-secretário de Estado de Cidades, Nico Baracat. Nico morreu em um acidente automobilístico em junho de 2012.
Concorrendo a reeleição, a deputada estadual, Janaína Riva (PMDB), filha do ex-deputado estadual, José Riva, carrega o sobrenome de peso. Única mulher na Assembleia Legislativa, Janaina foi eleita a segunda parlamentar mais votada com 48.171 votos.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).