“Ideia sem pé nem cabeça”, classificou o prefeito de União do Sul (650 km de Cuiabá), Claudiomiro Jacinto (PSD) sobre a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) do presidente Jair Bolsonaro (PSL) de extinção de 34 municípios de Mato Grosso.
Em entrevista ao oticias na tarde desta quarta-feira (06.11), o gestor afirmou que Bolsonaro faz “coisas de maluco, que nunca vão valer”.
“Eu acho que é mais uma loucura do Bolsonaro. Fala as coisas sem pensar. Não é tirando esses municípios que diminuirá os gastos. Tenho certeza que os deputados não aprovarão".
O gestor acredita ainda que a PEC 12/2019 do senador Álvaro Dias (Pode), que prevê a diminuição do número de senadores e deputados federais, teria muito mais eficiência no corte de gastos.
Ainda segundo ele, a exclusão de municípios é uma falta de respeito com os moradores. “Uma casa que vale hoje R$ 50 mil, passa a valer R$ 20 mil se o município virar distrito. Uma grande desvalorização. Não vai resolver o problema do país, é coisa de maluco, mas nos preocupa”.
Posicionamento: A deputada estadual Janaína Riva (MDB) classificou em uma rede social como “esdrúxula” a notícia sobre a extinção dos municípios. “Ora senhores, será que a pessoa que fez esse plano sabe que tem municípios em Mato Grosso que ficam a 1300 km da capital? E que a União de cidades não vai tornar a administração mais eficiente? São realidades muito peculiares e distantes umas das outras até pela dificuldade de acesso de algumas localidades.... aproveitei a sessão e apresentei agora uma moção de repúdio contra esse plano. Mais tarde posto a minha fala aqui pra vocês. Mas achei importante me posicionar em solidariedade aos prefeitos e à população desses 34 municípios de Mato Grosso”, afirmou.
PEC: Uma das medidas da PEC prevê extinção dos municípios onde a arrecadação própria é inferior a 10% da receita total e que possuem menos de 5 mil habitantes. A proposta apresentada pelo Ministério da Economia propõe, ainda, que as cidades incapacitadas de se manterem sozinhas sejam incorporadas a um município vizinho. Além disso, haverá restrições para a criação de novas localidades.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).