O deputado estadual Lúdio Cabral, indicado pelo Diretório Municipal do PT como pré-candidato à Prefeitura de Cuiabá para as eleições de 2024, aguarda a homologação pelo PT nacional para iniciar um diálogo com a Federação Brasil da Esperança, composta pelos partidos PT, PCdoB e PV.
Lúdio opinou sobre as últimas movimentações políticas em relação à disputa eleitoral em Cuiabá. Em sua análise, o cenário político se apresenta “difícil para todos” os pré-candidatos.
Começando pelo PT, Lúdio cobrou celeridade em uma definição do PT Nacional, considerando que a Federação deverá analisar inclusive a pré-candidatura do PV, que apresentou o nome do vice-prefeito José Roberto Stopa. Ele enfatiza, que essa definição envolve os partidos da Federação, envolve os partidos aliados, neste caso o PSD, bem como, envolve a leitura do Governo do presidente Lula (PT).
Sobre os últimos movimentos políticos com a definição no União Brasil e no PSD, Lúdio observa que o governador Mauro Mendes (União) ao escolher o deputado Eduardo Botelho, como pré-candidato do União, fortaleceu a extrema-direita do deputado federal Abilio Brunini (PL).
Ele considera que uma parcela do grupo do governador, que apoiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições de 2022, deve seguir com Abílio. Isso porque, avalia que o eleitorado do chefe da Casa Civil, deputado federal licenciado Fábio Garcia (União), preterido na escolha do União Brasil, se identifica o ex-presidente, ou seja, acredita que os votos de Garcia serão transferidos para Abílio.
Segundo ele, o cenário segue para uma eleição de dois turnos com um desfecho inesperado.
“Qualquer cenário para o segundo turno é possível. Nós [PT e Federação] precisamos agora é acelerar o processo de definição do nosso campo. Serão três candidaturas competitivas, Abílio de um lado [extrema-direita], Botelho [direita], e a candidatura da Federação [centro-esquerda]. Agora, uma parte da base do governador, que se identifica com bolsonarismo, tende ao apoio a Abílio”, destacou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).