O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), criticou nesta segunda-feira (03.10) os institutos de pesquisa, que, segundo ele, erraram bastante com diferenças, bem acima da margem de erro, entre o resultado final da eleição e os projetados na véspera do pleito. A declaração ocorreu em entrevista à Globonews.
Conforme o parlamentar, é preciso ajustar a conduta dos institutos para as próximas eleições, porém, ele evitou citar exemplos de empresas que erraram nas pesquisas divulgadas.
Sobre o assunto, ela ainda revelou que existe no Congresso Nacional deputados se articulando para propor a criação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as pesquisas eleitorais no país. “As empresas de pesquisa não devem ser usadas para conduzir o eleitorado, por isso temos que votar propostas que responsabilizem esses institutos”, disse Lira.
Ainda segundo o presidente da Câmara, ainda neste ano os parlamentares poderão discutir em Plenário a Reforma Administrativa e dar andamento à Reforma Tributária.
“Neste ano, ainda dá para discutir a reforma administrativa. A partir da próxima semana, a gente pode voltar ao andamento da tributária e instalação de CPIs, mas o que temos que discutir é uma boa regulamentação de empresas de pesquisa e de sua divulgação para não ter disparidade e, depois, todo mundo ficar se explicando”, declarou o parlamentar.
Leia Também - Lira vê indícios de manipulações em pesquisas eleitorais e quer punir empresas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).