O presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MT), desembargador Gilberto Giraldelli, afirmou nesta sexta-feira (28.08), em coletiva virtual, que nas eleições deste ano contará com horário diferenciado para que idosos possam votar, como também terá sua extensão em 1 hora. As mudanças são em decorrência da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).
Conforme Giraldelli, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou mudanças para pleito que será realizado nos dias 15 de novembro, em primeiro turno, e o segundo turno para 29 de novembro. A primeira em relação ao horário preferencial para os idosos poderem votar com mais segurança: das 07 horas às 10 horas.
“Neste período de horário os idosos terão preferência para votar, por eles estarem no grupo de risco de contaminação. A Justiça Eleitoral definiu a prioridade somente para eles e não para todos do grupo de risco de contaminação do vírus porque se não teria um volume muito grande de pessoas. Assim fez essa escolha”, explicou o magistrado.
Outra medida que será adotada é a extensão em mais de 1 hora do período de votação: antes o horário de votação era das 08 horas até às 17 horas, porém, neste ano será das 07 horas às 17 horas.
O presidente da Corte Eleitoral de Mato Grosso explicou que serão adotadas todas as medidas de prevenção para que os eleitores se sintam os mais seguros possíveis para poderem votar.
“Foi retirada a obrigatoriedade da biometria, e estamos adotando medidas de prevenção, como a higienização dos eleitores nos locais de votação, estudando a possibilidade marcação nos pisos dos locais estabelecendo o distanciamento, entre outras. Além disso, orientamos que as pessoas além das máscaras que é de uso obrigatório, possa ir também luvas descartáveis, aumentando ainda mais a segurança deles”, orientou o desembargador.
Ao final, ele ainda solicitou que mesmo com a pandemia os eleitores não se abstenham de votar e a participação do eleitor é muito importante, principalmente, para posteriormente cobrar dos seus representantes.
“A questão da pandemia pode afastar muito eleitores, mas estamos priorizando a questão de segurança e saúde dos eleitores, para torná-la a mais segurança possível. Queremos pedir para os eleitores compareçam para dar legitimidade no pleito. Até porque se você não comparecer, não tem como reclamar”, finalizou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).