O deputado estadual eleito, ex-governador Júlio Campos (União) avaliou em entrevista à imprensa nesta quarta-feira (20.12), que o ideal seja uma chapa de consenso, que possa acomodar o atual presidente da Assembleia Legislativa (AL/MT), deputado Eduardo Botelho (União) e o deputado Max Russi (PSB), nos cargos da Presidência e 1º Secretário da nova Mesa Diretora da AL, para o biênio 2023-2025.
“Daqui até primeiro de fevereiro muita água vai passar por debaixo da ponte e pode chegar a um consenso. A disputa será bastante difícil, deixa sequelas, quem perde fica magoado, então, se pudesse não ter disputa, as outras Mesas não tiveram, seria o ideal”, declarou Júlio.
Segundo Júlio, na próxima Mesa, talvez possa trabalhar para um dos cargos, entretanto, avaliou como belíssima uma chapa seu nome na composiação da Mesa. “Botelho presidente, Júlio vice, e Max primeiro-secretário ou Max presidente, Júlio vice e Botelho primeiro-secretário, tudo seria possível, mas por enquanto somente conversação”, disse.
Atualmente o cargo de 1º Vice Presidente da Casa de Leis é ocupado pela deputada Janaina Riva (MDB).
Júlio chegou a lançar seu nome para disputar a Presidência, porém, descartou após uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) no Paraná abriu “brecha” para o atual presidente disputar a Mesa. Ele explica que não faz sentido propor seu nome já que faz parte do mesmo grupo que Botelho. “Segundo informações que tivemos, ao fazer a mediação dessa mudança de legislação, o ministro Gilmar Mendes fez uma mediação de que é possível, o deputado Eduardo Botelho ainda ser eleito para um novo mandato, porque sua eleição ocorreu em setembro do ano anterior da legislação que saiu. Então é possível”, explicou Júlio.
Leia mais: Decisão no Paraná abre “brecha” para Botelho disputar Mesa Diretora da AL
Já sobre o convite feito pelo deputado Max Russi para compor com a chapa, Júlio relatou que foi feito em um jantar, porém, ainda não há nada concretizado. Ele afirmou que avalia o convite. “Eu não faço questão de cargo nenhum. Vou começar agora, tenho muita experiencia no Congresso, onde fui membro da Mesa Diretora da Câmara e do Senado. No Senado cheguei até a ser primeiro-secretário e vice-presidente, então, aqui na Assembleia por enquanto estou no baixo clero”, disse o deputado eleito.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).