O presidente da Câmara de Cuiabá, vereador Juca do Guaraná Filho (MDB), em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (05.08) estabeleceu tolerância zero a situações de assédio no Legislativo Cuiabano. A declaração foi após ser questionado sobre as denúncias de assédio feitas por duas servidoras concursadas da Casa de Leis, contra o ex-secretário de gestão administrativa do Legislativo, Bolanger José de Almeida.
“Eu apoio qualquer tipo de investigação que tiver neste sentido, eu acho que o foro adequado é a Justiça e ele tem que provar a sua inocência, porque é algo que em local nenhum pode prosperar, seja na Câmara, seja na Assembleia Legislativa, seja na Prefeitura, seja em qualquer órgão do Estado do Brasil e em todo mundo. Isso não é tolerável”, declarou o presidente da Câmara.
Juca afirmou que conhece Bolanger há muitos anos, porém, deixou claro que terá que provar a sua inocência: “Nós não toleramos, apesar de conhecer o secretário há mais de 27 anos, ele terá direito ao contraditório e a ampla defesa para que possa provar a sua inocência”, encerrou o emedebista.
Consta do boletim de ocorrência registrado dia 26 de julho, que Bolanger teria comportamentos inadequados com algumas funcionárias do setor e fazia comentários desagradáveis sobre o corpo de uma das vítimas. Bolanger chamava as servidoras de meu amor e tocava no cabelo enquanto conversava e em alguns casos alisava as costas. Elas relataram ainda, que o ex-secretário de gestão chegou a procurá-la banheiro feminino para tratar de assuntos de trabalho.
“Ela o advertiu e pediu para ele sair e aguardar para conversarem na sala, ele saiu dizendo que não percebeu estar no banheiro feminino. Outro dia, ele a chamou na sala dele para que ela o ajudasse a enviar um documento, ela pediu para ele deixá-la sentar na frente do computador para orientá-lo, pois sabia que a intenção dele era ficar encostado nela, ele se levantou, passou por trás dela, alisou suas costas e pegou nos cabelos dela e disse: cabelo comprido é bom para isso! Ela falou de forma enérgica, não toque nos meus cabelos e nem em mim, não fale comigo de forma não verbal”, cita trechos do boletim.
Leia também: Motorista sofre com alta nos combustíveis: “Estamos trabalhando só para abastecer”
Na ocasião, a Câmara de Cuiabá emitiu nota comunicando que o ex-servidor Bolanger José de Almeida, foi exonerado do cargo de Secretário de Gestão Administrativa. “À Câmara Municipal de Cuiabá, a Mesa Diretora não se furtará em tomar as medidas cabíveis”, cita trecho da nota.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).