Neste domingo (25.06), a edição impressa da Folha de São Paulo traz uma reportagem sobre o deputado federal Juarez Costa (MDB), que decidiu se licenciar do seu mandato por 120 dias, alegando a necessidade de visitar e vistoriar obras financiadas por suas próprias emendas ao Orçamento da União.
No entanto, Costa, que já foi prefeito de Sinop e se elegeu como deputado federal em 2018, aproveita essa oportunidade para capitalizar politicamente em cima de projetos e obras que receberam milhões de reais provenientes de suas emendas. Assim, o período de licença permite ao deputado ganhar visibilidade e fortalecer sua imagem política.
É importante ressaltar que estamos vivendo em um momento em que o valor destinado às emendas parlamentares aumentou exponencialmente nos últimos anos, possibilitando que cada deputado e senador tenha o poder de decisão sobre a destinação de recursos públicos na ordem de dezenas de milhões de reais.
Juarez foi o deputado campeão de emendas destinadas a Mato Grosso. Sua equipe argumenta que ele não tinha condições de percorrer todos os municípios que receberam verbas provenientes de suas emendas, o que justificaria a licença concedida.
Essa situação sugere, na verdade, a possibilidade de uma exploração política das obras e projetos financiados por suas emendas, visando ganhos eleitorais e o fortalecimento de sua base de apoio, especialmente na preparação para as eleições municipais do próximo ano.
Leia Também: Lúdio critica desrespeito de Mauro com profissionais da educação e acusa governador de fechar escolas em VG
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).