O ex-presidente da Assembleia, José Riva retornou nesta semana ao cenário político para defender sua filha, a deputada estadual Janaina Riva (MDB), que enfrenta a oposição do governador Mauro Mendes (União) e sua esposa, Virgínia Mendes. Ele retornou por conta da disputa pela 1ª Secretaria, pleiteada por Janaina, na eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa (AL/MT), para o biênio 2025/2026, que ocorrerá no início de agosto.
Em uma mensagem direta ao casal Mendes, que defende o nome do deputado Beto Dois a Um (PSB) como 1º Secretário, José Riva foi direto: “Mexe comigo, mas não mexa com minha filha".
José Riva também alertou o governador para a possibilidade de Janaina Riva se consolidar como oposição. Em sua avaliação, Janaina como oposição, se fortaleceria ainda mais para disputar possivelmente com o próprio governador, em uma das vagas no Senado na disputa eleitoral de 2026. “Eu conheço Janaina e na oposição ela cresce”, alertou Riva, em entrevista ao jornal A Gazeta.
A interferência do casal Mendes na formação da nova Mesa Diretora reforça um movimento de oposição à chapa do deputado Max Russi (PSB), que até o momento lidera como única na disputa. Existe a possibilidade de Janaína se unir ao deputado Wilson Santos (PSD) e Júlio Campos (União) em uma chapa concorrente.
Por outro lado, o governador Mauro Mendes afirmou que perseguições ou intervenção na formação de chapa da nova Mesa Diretora não se trata da verdade. Segundo ele, há total isenção na discussão. Já sobre a disputa em 2026, Mendes reforçou que discutirá sobre o tema somente em 2026.
Riva distante do cenário político
José Riva foi reeleito presidente da Assembleia Legislativa no biênio 2013-2014. Ele também foi o presidente do legislativo em 1997, 1999, 2003, 2009 e 2011.
Ele já enfrentou mais de 100 processos por acusações de corrupção, sendo condenado a 26 anos e sete meses de prisão por formação de quadrilha e desvio de dinheiro praticado na ALMT entre os anos de 2005 e 2007. Em 2015, Riva chegou a ser preso três vezes em um único ano.
Em 2019, Riva sofreu um princípio de infarto e foi internado em UTI de hospital em Cuiabá, passando por diversos tratamentos de saúde. Desde então, não aparecia no cenário político..
Leia mais: “Dedo” do casal Mendes na eleição da Mesa diretora da ALMT causa revolta e reviravoltas
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).