O senador de Mato Grosso, Jayme Campos (DEM), em sessão dessa quarta (10.04), destacou os avanços de Várzea Grande na gestão da sua esposa Lucimar Campos (DEM), e a forma, segundo ele, “zelosa” dela lidar com o erário municipal.
A fala do Democrata, foi durante pronunciamento sobre a “XXII Marcha dos Prefeitos à Brasília”, organizada pela Confederação Nacional dos Municípios. Ele citou que uma das reivindicações dos prefeitos, que de pronto podem contar com o seu apoio, é resgatar a PEC nº 391, de 2007, já aprovada no Senado, que acrescenta mais 1% das receitas obtidas com imposto de renda e com o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para o Fundo de Participação dos Municípios (FPM), o que daria uma injeção, conforme ele, de um adicional de R$5,2 milhões anuais aos cofres das Prefeituras.
Atualmente, conforme Jayme, o Governo Federal destina 24,5% da arrecadação com esses tributos às Prefeituras, percentual que subirá para 25,5%.
Jayme destacou que é preciso criar soluções verdadeiramente eficazes para o impasse federativo, que já dura três décadas e que precisa urgentemente de um desfecho definitivo. “Prefeituras fortes com administração saneada e economia saudável são fundamentais para reerguer o nosso País” disse.
O parlamentar enfatizou que os recursos de emendas parlamentares são os únicos que muitas das vezes os prefeitos têm para tocar obras que afetam o dia a dia da população, como escolas, creches e postos de saúde. E exemplificou que Várzea Grande, sob gestão de sua esposa, é uma das poucas cidades do Brasil que tem o privilégio de fazer o maior programa de creches, graças a capacidade e o zelo de Lucimar.
“Como senador municipalista – até porque tive o privilégio de ser prefeito por três mandatos na minha cidade, e atualmente a minha senhora é prefeita também por dois mandatos, reeleita, na segunda maior cidade do meu Estado de Mato Grosso, cidade de Várzea Grande, que compõe a região metropolitana, que tem mais de 300 mil habitantes –, tenho visto a sua dificuldade, mas, graças à sua capacidade, sobretudo à forma zelosa com o Erário, tem permitido que a cidade de Várzea Grande, seja talvez uma das poucas do Brasil que hoje tenham o privilégio de fazer o maior programa de creches, ou seja, de CMEIs. Quase 20 CMEIs estão sendo construídos naquela cidade, parte com recursos federais, parte com recursos municipais”.
Jayme ainda falou da infraestrutura do município. “Também está sedo feito o maior programa de infraestrutura em uma cidade, com quase 250km de ruas sendo asfaltadas na cidade de Várzea Grande, por meio da gestão da prefeita Lucimar Campos. Como dizia, como municipalista, aproveito a ocasião para reforçar o meu compromisso em trabalhar novos alicerces de sustentação financeira para os municípios brasileiros, para que possamos restituir o protagonismo político dos prefeitos” ressaltou.
Ao finalizar, Jayme destacou: “o cidadão vive no Município; portanto, investindo fortemente nas cidades é que a União vai conseguir melhorar a qualidade de vida das nossas pessoas”.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).