Com 9% das intenções de voto, conforme pesquisa do Instituto Ibope, divulgada nesta quinta-feira (25.09), a candidata ao governo do Estado, Janete Riva (PSD), ironizou o instituto e lembrou os erros das pesquisas do Ibope em eleições anteriores.
De acordo com a candidata, nas últimas eleições as pessoas que apareciam em primeiro lugar nas pesquisas realizadas pelo Ibope não ganharam as eleições.
Segundo ela, pelo histórico das pesquisas do Ibope, ela deveria se preocupar se seu nome aparecesse em primeiro lugar. “Quem estava em primeiro lugar, nunca ganhou a eleição. Então, ficaria preocupada se estivesse na liderança nesse levantamento do Ibope”, ironizou.
Como exemplo, de alguns dados errados das pesquisas do Ibope, a candidata citou as eleições de 2010, onde o instituto apontou segundo turno nas eleições para o governo do Estado, no entanto, Silval Barbosa (PMDB) venceu no primeiro turno, com 51,21% dos votos. Também citou as eleições de 2012, para prefeito de Cuiabá. Na oportunidade pesquisa do Ibope apontava que Lúdio Cabral estava em primeiro lugar com 43% dos votos contra 36% do prefeito eleito Mauro Mendes (PSB). O levantamento chegou a citar que o petista podia vencer até no primeiro turno, mas, o resultado do primeiro turno mostrou outro cenário, Mauro Mendes, com 43,96%, contra 42,27% de Lúdio Cabral.
A pesquisa – Os dados questionados por Janete mostram que se as eleições fossem hoje, Pedro Taques venceria no primeiro turno com 44% da intenção de votos. Lúdio aparece com 26%, Janete com 9% e o candidato do PSOL, José Roberto e o do PHS, José Marconde Muvuca aparecem com 1% cada um. Já 10% dos entrevistados não sabem em quem votar ou não responderam o questionamento.
Foram ouvidos 812 eleitores em 39 municípios entre os dias 22 e 24 de setembro. De acordo com o Instituto, a margem de erro é de três pontos percentuais, para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TRE sob o nº MT-00093/2014 e no TSE sob o nº BR-00789/2014.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).