O Governo do Estado de Mato Grosso possui mais de 20 mil quilômetros de estradas sem pavimentação. Foi o que afirmou o secretário da Casa Civil, Fabio Garcia (União Brasil), durante lançamento de um programa de concessões de rodovias no Estado nesta sexta-feira (29.11). O governo anunciou a concessão de 2.100 quilômetros destas rodovias.
"Há que se reconhecer que há muito o que fazer nesse Estado de Mato Grosso, nossa malha viária a ser pavimentada supera 20 mil quilômetros, então a gente precisa trazer a iniciativa privada para perto de nós", afirmou Fábio Garcia.
Ao todo, cerca de 28 municípios de Mato Grosso não possuem acesso por via asfaltada. Uma das regiões mais críticas de Mato Grosso é a região do Araguaia, conhecida como "Vale dos Esquecidos".
De acordo com um estudo da Confederação Nacional dos Transportes (CNT) divulgado no dia 19 de novembro, 35% das estradas em Mato Grosso estão em estado péssimo ou ruim.
Os dados mostraram que uma dessas estradas consideradas com a qualidade do asfalto ruim é a MT-235, no trecho entre Campo Novo do Parecis e Sapezal.
Governo não consegue "cuidar"
Para o vice-governador do Estado, Otaviano Pivetta (Republicanos), privatizar estradas é uma prática que se faz no mundo todo e que isso está sendo feito porque o Governo não consegue cuidar de uma malha viária de 10 mil quilômetros.
"Vamos continuar fazendo até o final de 2026, é o nosso dever continuar fazendo, e destinando para a iniciativa privada aquilo que já está feito e que não conseguimos cuidar, a gente não consegue cuidar, é impossível cuidar", afirmou Pivetta. "
Leia mais: Mauro culpa ex-comandante por não aumentar salários da PM: "não dialogou corretamente"
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).