O deputado estadual Valdir Barranco (PT) afirmou em entrevista ao , que os deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) deram uma “carta de confiança” ao aprovar a criação da Secretaria de Justiça apresentada pelo governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União). Segundo ele, a aprovação por unanimidade nesta quarta-feira (27.11) considera uma tentativa de solução para crise na Segurança Pública do Estado, que enfrenta o domínio das facções criminosas.
Embora aprove a iniciativa, Valdir Barranco acredita que o projeto não passa de uma “encenação” do governador Mauro Mendes, que tenta no último ano do seu mandato “limpar a barra” da ineficiência da administração no combate ao crime organizado e assim não prejudicar seu projeto político para 2026.
“Ele [Mauro] quer limpar um pouco essa barra dele, tentando convencer a população de que ele vai resolver. Eu sinceramente acho que se tivesse resolvido já teria resolvido. Vamos dar essa carta de confiança. Daqui mais uns seis meses vamos avaliar isso”, destacou o deputado.
Valdir Barranco enfatizou que as funções desempenhadas pela nova Pasta já eram realizadas pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp).
“Tudo que essa Secretaria vai fazer, a Secretaria de Estado de Segurança Pública, a Delegacia Geral da Polícia Judiciária Civil, o Comando Geral da Polícia Militar já realiza. O problema é que o governador está com a imagem muito desgastada, colou nele essa pecha, de que ele não deu conta de combater o crime organizado. O Estado foi dominado pelo crime organizado. O crime organizado começou a adentrar em todas as instituições”, criticou o deputado.
Valdir Barranco destacou ainda a ineficiência na prisão do assassino do sargento da Polícia Militar Odenil Alves Pedrosa, morto ao realizar a segurança na UPA Morada do Ouro, em serviço realizado para a Prefeitura de Cuiabá, no dia 29 de maio deste ano.
“Ele [Mauro] não conseguiu se sobressair nessa situação, inclusive com sargento da Polícia Militar foi assassinado durante o dia em rua pública e até hoje não conseguiram ainda prender o assassino. Ficou muito rim”, avaliou o deputado.
Leia também:
Mauro Mendes diz que polícia de MT não vai "subir o morro" para prender assassino de sargento
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).