Hoje, a presidente teria 26% dos votos espontâneos, contra 19% de seu antecessor; ela também venceria com facilidade seus principais adversários potenciais, como Aécio Neves, Marina Silva ou Eduardo Campos; é a primeira pesquisa que mira a próxima disputa presidencial e a tendência é de vitória no primeiro turno.
Quem será o candidato do PT à presidência da República em 2014: Dilma ou Lula? Aparentemente, essa questão começa a ficar para trás e, ao que tudo indica, a atual presidente buscará a reeleição.
O cenário é favorecido pela primeira pesquisa Ibope voltada à disputa presidencial de 2014. Na sondagem espontânea, Dilma teria 26% das intenções de voto, à frente de Lula, que apareceria com 19%. Ambos, bem à frente dos potenciais oponentes. José Serra ainda é lembrado, com 4%, à frente do senador mineiro Aécio Neves, com 3%, e de Marina Silva, com 2%.
Na pesquisa estimulada, Dilma seria reeleita em primeiro turno, com 58% dos votos, seguida de 11% de Marina Silva, 9% de Aécio e 3% do governador pernambucano Eduardo Campos.
O Ibope também fez simulações de um eventual segundo turno, que indicam muitas dificuldades para os eventuais oposicionistas. Contra Marina, Dilma venceria de 66% a 18%. Contra Aécio, 67% a 14%. E, na disputa com Eduardo Campos, um placar de 71% a 8%.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).