O secretário estadual de Educação, Ságuas Moraes (PT) deve assumir a cadeira na Câmara Federal, deixada pelo deputado federal Homero Pereira (PSD), na próxima terça-feira (08.10). Ságuas é o primeiro suplente de deputado federal e assume o posto devido aposentadoria de Homero que desde o início do ano, realiza tratamento de câncer no estômago.
De acordo com fontes do VG Notícias, o secretário ainda não assumiu a vaga na Câmara Federal, porque o Partido dos Trabalhadores (PT) – detentor do comando da pasta no Governo Silval Barbosa (PMDB) –, ainda não chegou a um consenso de quem será o substituto de Ságuas.
Segundo a fonte, o PT vem fazendo nos últimos dias várias reuniões com o governador para chegar ao nome do novo secretário. Os mais cotados para assumir o cargo é a secretária-adjunta da pasta, Rosa Neide Sandes - que já exerceu a função em outras oportunidades – e o deputado estadual Alexandre César, que preside a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa.
Além deste impasse, outro vem contribuindo para a permanência de Ságuas na pasta, a greve dos professores da rede estadual de ensino que já dura quase dois meses. O fim da greve pode impactar positivamente para o petista, já que o mesmo tem pretensões políticas em continuar na Câmara Federal por mais quatro anos. Ságuas pretende disputar as eleições de 2014 para a vaga de deputado federal.
A greve dos profissionais da Educação foi iniciada no dia 12 de agosto, e desde está data a categoria e o Governo do Estado não chegaram a um acordo, prejudicando mais de 400 mil alunos. Os professores reivindicam um reajuste salarial de 10,41%, enquanto que o Governo apresentou uma proposta de reajuste de apenas 7,69%.
O fim do impasse pode ser definido na próxima sexta-feira (04.10), sendo que a classe realiza nesta data uma assembleia geral para decidir se mantém a paralisação ou aceita a proposta do Governo do Estado, retornando no próximo dia 07 as salas de aula.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).