O deputado federal Neri Geller (PP) em entrevista à imprensa nesta segunda-feira (20.09) evitou comentar sobre os embates com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, durante tratativas para viabilizar juridicamente a primeira ferrovia de Mato Grosso.
“Teve algumas divergências sim, mas são divergências superadas, precisamos olhar para frente, não vamos entrar para briga de quem trouxe, quem vai trazer, essa obra beneficia o Estado de Mato Grosso”, declarou Geller sobre boatos que Tarcísio tentou editar medida provisória para inviabilizar processo de concessão da ferrovia.
Entretanto, após reunião da bancada com o ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira (PP), o Governo de Mato Grosso assegurou uma garantia jurídica, consolidada nesta segunda (20), com assinatura de contrato com Rumo Logística S/A - que fará a construção e exploração da primeira ferrovia estadual de Mato Grosso.
Sobre a possibilidade de paralisação de obras por interferência burocráticas, Neri afirmou que não há nenhuma chance de acontecer: “Não tem nenhuma chance, porque o ato jurídico é perfeito. Acabou! Está consolidada, não tem conversa”, declarou o deputado
Leia mais: Mendes exalta investimento privado em 1ª Ferrovia Estadual: “Não existe dinheiro público nesta obra"
Após os embates, Geller destacou que o Senado vota nesta terça-feira (21.09), o Projeto de Lei do Senado n° 261, que dispõe sobre a exploração indireta, pela União, do transporte ferroviário em infraestruturas de propriedade privada, autoriza a autorregulação ferroviária, disciplina o trânsito e o transporte ferroviário. Segundo o deputado, a norma irá regulamentar definitivamente e sobrepor inclusive a medida provisória.
“Não vai ter problema nessa, mas queremos olhar para o Futuro, vai ter outras ferrovias, que pode acontecer, vai ter outros ramais talvez aqui, que podem ser construídos aqui no Estado, nós vamos manter isso, dentro da legislação, que está tramitando no Congresso Nacional, para fazer isso de a contemplar os Estado e tirar a burocracia, gostem ou não”, destacou.
Leia mais: Bancada de MT esclarece boatos sobre tentativa de ministro atrapalhar estadualização de ferrovia
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).