Considerado ficha suja, por ter suas contas de gestão quando respondia pela Prefeitura de Nova Bandeirantes, no exercício de 2007, julgadas irregulares e reprovadas pela Câmara de Vereadores daquele município, o petista Valdir Barranco poderá tirar a vaga de coronel Taborelli (PV), único representante de Várzea Grande eleito na Assembleia Legislativa nas eleições deste ano.
Barranco tenta descongelar seus 19.227 votos no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ontem (11.11), em sessão do TSE ele conseguiu um parecer favorável para que o seu registro de candidatura seja julgado pelo plenário do TSE, anulando desta forma decisão monocrática desfavorável ao seu registro, recebida da ministra Maria Thereza Rocha de Assis Moura.
Também em sessão plenária de ontem, os ministros do TSE reverteram decisão e acataram recurso do outro petista Altir Peruzzo, ao proverem, por unanimidade, o seu registro de candidatura. Com isso, os seus 15.229 votos foram descongelados e deverão ser contabilizados pelo Tribunal Regional Eleitoral do Estado.
No caso de Barranco conseguir decisão favorável e validar seus votos, Várzea Grande ficará na próxima legislatura sem representante na Assembleia Legislativa, pois, os números do quociente eleitoral sofrerão alterações, e por uma diferença de 115 votos a coligação Coragem e Atitude Para Mudar III, a qual pertence Taborelli, irá perder uma das duas vagas conquistadas.
Já a coligação de Barranco e Peruzzo irá aumentar o número de cadeiras, de oito passará a contar com nove, e Barranco assume.
No entanto, vale destacar, que a situação de Barranco é mais complicada do que a de Peruzzo, embora os casos sejam parecidos, já que Peruzzo também teve as contas reprovadas quando administrou a Prefeitura de Juína, no exercício de 2012, pelo Tribunal de Contas do Estado.
No caso de Peruzzo, o seu registro somente foi concedido, pois há um recurso no Tribunal de Justiça do Estado pleiteando a anulação do decreto que reprovou suas contas, esse ainda não recebeu nenhum voto desfavorável.
Já Barranco possui decisão desfavorável no TJ/MT, onde também tentou anular o decreto da Câmara que reprovou suas contas, isso poderá ser uma pedra em seu caminho. Confira matéria relacionada.
Taborelli – Vereador por Várzea Grande, coronel Taborelli fez 18.526 votos nestas eleições e foi eleito por média deputado estadual.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).