O ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro afirmou que uma nova reunião entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Governo Chinês deve ser remarcada rapidamente. Com pneumonia leve, Lula cancelou a viagem à China marcada para domingo (26.03) após passar por nova avaliação médica.
Segundo Fávaro, o impacto da ausência do presidente para os mais de 30 acordos será a suspensão de grandes anúncios, no entanto, segundo o ministro, o principal deles já está garantido, que é a retomada dos laços fraternais entre Brasil e China.
“Todos sabemos que nos últimos quatro anos as relações diplomáticas não foram as melhores e isso acaba afetando também nas relações comerciais. Com a amizade reciproca entre os dois países, o leque de oportunidade já se aumentou, temos várias áreas, na Agricultura, por exemplo, como vocês já noticiaram, o desembargo da carne bovina brasileira, a ampliação de plantas habilitadas para fornecer, novos protocolos serão assinados na agenda oficial”, destacou o ministro em entrevista à Globo News.
Leia mais: Após reavaliação médica, Lula cancela viagem à China
Para o ministro, quando o presidente for à China, será ampliado, o portfólio de produtos a ser vendidos e também a serem comprados: “Porque afinal de contas ganhamos competitividade, parcerias e tenho certeza: que só fica suspenso por alguns dias, o anúncio de grandes notícias para os brasileiros.”
Sobre o fim do embargo a carne bovina por conta do "mal da vaca louca", Fávaro afirmou que pela primeira vez o Brasil recebeu do Governo Chinês uma carta com elogios ao o sistema de defesa brasileiro. Para Fávaro as soluções técnicas foram decisivas, mas a boa relação política ajudou acontecer.
“Como atuamos, com agilidade, transparência e credibilidade. Lembrando que última vez que tivemos mal da vaca louca no Brasil ficamos quase quatro meses embargados, agora foram 29 dias, claro tecnicamente cumprimos tudo, mas a boa relação politica facilita as coisas acontecerem, por isso temos acordos prontos a serem assinados”, declarou.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).