O ministro da Agricultura e Pecuária (MAPA), Carlos Fávaro (PSD-MT), seguirá para China com 88 empresários do agro, para tratar das relações comerciais do setor.
A comitiva do Mapa realizará as agendas na China de 23 a 27 de março, com os representantes governamentais do país, considerado o maior parceiro comercial do Brasil.
O agro brasileiro é o principal responsável pelas exportações de produtos à China. Entre as pautas, serão direcionadas às exportações de diversos setores, inclusive o autoembargo da China, diante do caso atípico de vaca louca no Pará.
Mato Grosso está entre os Estados mais impactados com o embargo da China ao caso atípico de vaca louca, conforme dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex), a exportação no Estado teve uma queda 10,18%.
Já a partir de 28 de março, uma comitiva com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) irá à República Popular da China. Lula fará reuniões com o presidente Xi Jinping, com o primeiro-ministro da China, Li Qiang, e com o presidente da Assembleia Popular Nacional, Zhao Leji. A comitiva presidencial será composta de parlamentares, governadores, ministros de Estado e empresários.
Leia também: Emily suplicou por ajuda ao ser esfaqueada e antes de morrer clamou para ser levada a um hospital
Conforme agenda presidencial, serão tratados temas da ampla pauta bilateral, incluindo comércio, investimentos, reindustrialização, transição energética, mudança climática e paz e segurança mundial. Em Xangai, o presidente Lula visitará a sede do Novo Banco de Desenvolvimento.
“Em 2022, a corrente de comércio atingiu recorde de US$ 150,5 bilhões. Os países comemorarão 50 anos do estabelecimento de relações diplomáticas em 2024”, informou o Governo Federal.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).