O Congresso Nacional abre nesta segunda-feira (5) o ano legislativo com um calendário apertado devido às eleições municipais de 2024. Em 2023, a bancada de Mato Grosso se destacou pela polarização entre os deputados Abílio Júnior (PL) e Emanuel Pinheiro Neto, popular Emanuelzinho (MDB), que se posicionaram em lados opostos em relação ao governo federal.
O índice de governismo de cada parlamentar é calculado a partir das votações em plenário. Votos iguais à orientação do governo (sim ou não) aumentam a taxa, enquanto qualquer opção diferente (seja sim, não, abstenção ou falta) diminui o índice.
Segundo o Radar do Congresso, ferramenta do Congresso em Foco que acompanha as votações no Legislativo federal, Abílio esteve presente em 99% das votações na Câmara e se posicionou contra a orientação do governo em 79% das vezes. Com apenas 21% de governismo, ele se configura como o deputado de Mato Grosso que menos votou junto com o governo.
Com 97% de presença no plenário, Emanuelzinho se destacou como o deputado de Mato Grosso que mais votou junto com o governo, divergindo da orientação em apenas 3% das votações. Seu índice de governismo de 97% demonstra um alinhamento com as posições do governo federal.
A posição divergente dos deputados reflete a polarização política nacional e a fragmentação da bancada de MT. Abílio se consolida como referência da oposição ao governo federal, enquanto Emanuelzinho, que é vice-líder do governo, se configura como um aliado. Essa dinâmica tende a se intensificar em 2024, ano de eleições municipais, enquanto Emanuelzinho busca ampliar sua base de apoio nos municípios, Abílio tenta se fortalecer para a disputa da Prefeitura de Cuiabá.
Veja o índice de governismo de cada deputado de MT
• Abílio Júnior (PL) - 21%
• Amália Barros (PL) - 24%
• Coronel Assis (União) - 32%
• Coronel Fernanda (PL) - 24%
• Emanuelzinho (MDB) - 97%
• Gisela Simona (União) - 75%
• José Medeiros (PL) - 26%
• Juarez Costa (MDB) - 88%
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).