Reprodução TRE

Os prefeitos de Conquista D’Oeste, José Carlos de Oliveira (esquerda), Mirassol D’ Oeste, Elias Mendes Leal Filho (Centro) de Primavera do Leste, Getúlio Viana não tomarão posse neste domingo (1)
Três prefeitos eleitos em Mato Grosso, nas eleições de 2016 não tomarão posse, neste domingo (01.01). Os prefeitos de Conquista D’Oeste (a 534 km de Cuiabá ), José Carlos de Oliveira (PMDB), Mirassol D’ Oeste (a 299 km de Cuiabá), Elias Mendes Leal Filho (PSD) e de Primavera do Leste (a 244 km de Cuiabá), Getúlio Viana (PSB).
Já os prefeitos eleitos de Alto Taquari, Lairto Sperandio (DEM) e de Torixoréu, Inês Coelho (PP), recorreram da decisão e serão empossados por força de liminar, porém os processos continuam tramitando normalmente e após decisão final podem perder ou não os mandatos.
Em Conquista D'Oeste a Justiça Eleitoral deve marcar nova eleição.
Entenda - Em Conquista D' Oeste, as três chapas que concorreram ao pleito, duas tiveram a candidatura indeferida em julgado e não cabe mais recurso, sendo elas, as dos candidatos: Walmir Guse, que obteve 818 votos recebidos (37,20% do total) e Fábio Hebert de Souza, que teve 554 votos recebidos (25,19% do total). O único candidato que teve a candidatura deferida pela Justiça Eleitoral foi José Carlos de Oliveira, que recebeu nas urnas, 827 votos.
De acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), do total de 2.199 votos válidos registrados no município, 1.372 foram para as duas chapas indeferidas, o que representa um percentual de 62,39%, superando assim 50% da votação válida. Nestes casos, faz-se necessária a realização de nova eleição.
MirassolD' Oeste - Em 3 de junho, o prefeito Elias Mendes Leal Filho, foi condenado pela Justiça por prática de ato de improbidade administrativa.
Trata-se de ação civil pública movida pelo Ministério Público em desfavor de Elias Leal e do Município de Mirassol D`Oeste/MT, sob a alegação de que os mesmos estavam utilizando o slogan “Governo Municipal de Mirassol D`Oeste / Trabalhando uma cidade melhor / Administração Pública 2013/2016”.
Primavera do Leste - Getúlio Viana teve o registro de candidatura negado com base na lei da Ficha Limpa nas duas instâncias da Justiça Eleitoral de Mato Grosso.
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).