Confirmando a possibilidade de deixar o MDB, partido de centro, em razão da aproximação com o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), a deputada estadual Janaina Riva (MDB) avalia que os partidos que compõem a base petista em Mato Grosso terão prejuízo político. Segundo a deputada, a aliança com a esquerda de Lula deve ocasionar em um grande número de desfiliação entre prefeitos que seguem à reeleição em 2024.
“Eu não posso mudar antes da janela, porque sou do legislativo, diferente de prefeito que pode, mas o que eu digo é o seguinte: daqui há quatro anos não quero concorrer em um partido que esteja na base de Lula. Eu vejo que isso traz muito prejuízo para as candidaturas do MDB. Pregamos um discurso de direita e agora é complicado mudar de lado, dizendo, vamos apoiar o Lula e a esquerda. E eu tenho preocupação com isso, inclusive nossos prefeitos que são candidatos à reeleição e já falam em procurar um partido para ir”, disse a deputada.
Leia também: Deputados de MT defendem melhor salário aos secretários de Estado e ao presidente da República
Embora seja cedo para definição de candidaturas, o MDB conta com mais de 22 prefeitos e 12 vice-prefeitos em Mato Grosso, sendo que a maioria, conforme Janaina, quer manter a coerência no apoio à direita, estruturada pelo presidente Jair Bolsonaro (PL). Para a deputada, que apoia Bolsonaro desde o primeiro turno, nos próximos anos só haverá partidos de esquerda e direita no Brasil.
“Nos países que estão há mais ano no sistema democrático vão se reunindo em dois partidos, um de esquerda e um de direita, então acho que vai acontecer aqui no Brasil aos poucos. Os menores partidos vão sendo excluídos e os que vão sobrando vão se juntando para ficar ainda mais forte, eu acredito que daqui há alguns anos a gente só vai ver dois lados, um de esquerda e um de direita.”
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).