28 de Abril de 2025
28 de Abril de 2025

Editorias

icon-weather
28 de Abril de 2025
lupa
fechar
logo

Política Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 14:30 - A | A

Quinta-feira, 07 de Janeiro de 2021, 14h:30 - A | A

EUA

Deputados de MT demonstram preocupação com “destempero” de Trump e cobram postura de Bolsonaro

Adriana Assunção/VG Notícias

As discussões dos deputados na sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (AL/MT) desta quinta-feira (07.01), foram além de assuntos inerentes ao Estado, mas também posicionamento sobre o comportamento do presidente Donald Trump, antes, durante e depois da invasão ao Congresso dos Estados Unidos. O americano - até o momento - não aceitou o resultado da eleição que consagrou Joe Biden e Kamala Harris como presidente e vice-presidente dos Estados Unidos.

Os deputados Carlos Avalone (PSDB) e Valdir Barranco (PT), demonstraram preocupação com as ações de Donald Trump que incitam à violência, que acabou resultando na morte de quatro pessoas, sendo que uma das vítimas morreu dentro do Congresso americano.
“Ontem à tarde nos Estados Unidos, tivemos uma cena lamentável, o presidente Donald Trump incitando o povo americano e seus seguidores, grupo pequeno, mais muito desordeiro e violento que invadiu o Capitólio da maior democracia do mundo. Quatro pessoas morreram, uma morreu dentro do Capitólio - uma mulher, uma ex-veterana militar - que levou um tiro no peito e dentro do Capitólio faleceu, os demais morreram nos arredores”, relatou o deputado.

Avalone se mostrou também preocupado com a hipótese de uma “guerra nuclear” já que Donald Trump tem poder para isso. Ele ainda cobrou um posicionamento do Brasil, contudo, demonstrou desânimo com as declarações do presidente Jair Bolsonaro (Sem Partido) que de forma direta concordou com as ações de Trump.

“Isso é preocupante, este presidente está na mão com os códigos nucleares e ele pode a qualquer momento tomar qualquer atitude. Ontem os deputados e senadores estavam discutindo a utilização da emenda 25 da Constituição Americana que permite dois motivos para destituir um presidente, um deles é se ele está com problemas mentais. O Brasil e o mundo tem que se posicionar porque é muito perigoso, ele não quer largar o poder em hipótese alguma (...). O Brasil precisa se posicionar porque esses fatos influenciam sim o nosso país, principalmente, nós temos um presidente (Bolsonaro) que foi a última democracia do mundo a reconhecer a vitória de Joe Biden e que ontem comentou: que isso acontece quando as eleições são fraudadas”, declarou o deputado.

Valdir Barranco também se mostrou preocupado com o Brasil, já que o presidente não demonstra firmeza nas ações de enfrentamento à Covid-19 e a recuperação da economia, bem como, alertou que a nação brasileira poderá enfrentar a mesma resistência numa eventual derrota de Bolsonaro nas urnas.

“Eu fico preocupado se lá nos ‘esteites’ acontece isso, imagina aqui, com um aprendiz de Trump no Poder, que é o presidente Bolsonaro. Um homem que nega a todo tempo a Covid-19 e não toma providência. O Brasil não tem um calendário para vacinação, anteontem ele disse que o Brasil está quebrado e ele não tem o que fazer. Ontem proibiu a aquisição de seringas e agulha, jogando a responsabilidade para prefeitos e senadores. É preocupante o que acontece no Brasil com um louco na Presidência, espero que lá na frente não aconteça aqui”, ponderou o petista.

 
 

Siga a página do VGNotícias no Facebook e fique atualizado sobre as notícias em primeira mão (CLIQUE AQUI).

Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).   

RUA CARLOS CASTILHO, Nº 50 - SALA 01 - JD. IMPERADOR
CEP: 78125-760 - Várzea Grande / MT

(65) 3029-5760
(65) 99957-5760