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Política Quinta-feira, 05 de Março de 2015, 08:50 - A | A

Quinta-feira, 05 de Março de 2015, 08h:50 - A | A

Investigação

Deputados aprovam criação de CPI para investigar obras da Copa em Cuiabá e VG

A deputada Janaína Riva (PSD), sinalizou que a CPI chega no momento correto, para demonstrar se houve ou não irregularidade nas obras do VLT

Redação com Assessoria

Após um acordo comandado pelo presidente da Assembleia Legislativa, deputado Guilherme Maluf (PSDB), foi apresentado na sessão vespertina de ontem (04/03), Requerimento de criação e instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito sobre as obras de Mobilidade Urbana do Veículo Leve sobre Trilhos - VLT, a obra mais cara da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo de 2014, orçada em R$ 1,477 bilhão.

O presidente anunciou ainda que o acordo das lideranças partidária, definiu como membros da CPI do VLT, os deputados Janaina Riva (PSD), Oscar Bezerra (PSB) e Peri Taborelli (PV) que apresentaram em separado, pedidos de instalação da referida Comissão Parlamentar de Inquérito.

"Na próxima semana a Mesa Diretora indicará, em consenso com os deputados, os membros da CPI e quem presidirá e relatará os trabalhos referentes as investigações sobre denuncias de irregularidades de possíveis desvios das obras do VLT", explicou Guilherme Maluf assegurando total apoio político e técnico para as investigações.

O presidente admitiu ainda, que a CPI, tem condições de ampliar as investigações para todas as obras da Matriz de Responsabilidade da Copa do Mundo, caso isto se demonstre necessário e for em consenso com os outros parlamentares. "Essa CPI terá prazo regimental de 180 dias, podendo ser prorrogada uma vez. A Comissão deve apresentar resultados quanto aos valores consumidos, os prazos não respeitados e a qualidade das obras, para que não se permita que Mato Grosso entre para a história como mais um Estado com obras paralisadas e com o prejuízo sendo depositado na conta do cidadão", disse Guilherme Maluf.

O deputado e líder do PSD, Gilmar Fabris, sinalizou que é favorável a apuração dos fatos, mas desde que isto não represente um instrumento político que vai protelar ainda mais as obras e o benefício que tem que chegar ao cidadão que usa do transporte coletivo de massa. Ele defendeu que o VLT seja concluído e privatizado, pois a iniciativa privada tem competência que o Poder Público não tem em gerenciar um sistema moderno como o VLT.

Já o deputado Mauro Savi (PR), se colocou contrário a CPI, defendendo que à Assembleia Legislativa convocasse o Consórcio VLT Cuiabá, que ganhou a licitação das obras do VLT, para prestar esclarecimentos e principalmente, para definir um cronograma de retomada e conclusão das obras.

"Existem órgãos como o Tribunal de Contas de Mato Grosso e o Ministério Público que podem se unir à Assembleia nas apurações dos fatos e punição dos responsáveis, mas temos, neste momento, é que encontrar solução para concluir as obras e atender a demanda do cidadão que usa do caótico transporte coletivo de massa em Cuiabá e Várzea Grande", disse Mauro Savi.

A deputada Janaína Riva (PSD), sinalizou que a CPI chega no momento correto, para demonstrar se houve ou não irregularidade nas obras do VLT, mas também para definir outras questões como a conclusão das obras tão essenciais para a população.

Já o líder do PSB, Oscar Bezerra, que também havia apresentado um pedido de CPI para apurar possíveis irregularidades apontou que a sociedade de Mato Grosso cobra uma resposta sobre as obras da Copa do Mundo e principalmente em relação ao VLT.

O líder do Governo, deputado Wilson Santos (PSDB), defendeu que as apurações sejam isentas de questões político-partidarias, mas que sejam feitas com profundidade, pois não se pode impor ao Estado e a população um prejuízos que poderá se tornar irreparável, mesmo que as obras sejam concluídas. "O governador Pedro Taques defende uma apuração isenta e profunda para que Mato Grosso demonstre ao Brasil que não vai varrer para baixo do tapete seus problemas".

Segundo o presidente Guilherme Maluf, a CPI poderá ainda colocar em discussão outro assunto polêmico que é sobre o valor a ser definido para a taruifa do Modal de Transporte Coletivo de Massa da Grande Cuiabá e Várzea Grande.

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