A deputada estadual Janaina Riva (MDB), pré-candidata declarada ao Senado em 2026, afirmou em entrevista à imprensa nesta quinta-feira (21.11), que disputar uma vaga no Senado não significa “peitar” o governador Mauro Mendes (União), e sim mostrar que tem autonomia para decidir o que é melhor para o partido.
“Eu já coloquei que sou pré-candidata e o Mauro Mendes nunca falou, pelo menos nunca vi. Então não é nada pessoal com o governador, ele é um ótimo candidato, está entregando um Governo de excelência. Mas não é disputar contra ele, mas ter autonomia para tomar a decisão que a gente entender que é melhor para o partido”, frisou Janaina.
A parlamentar ressaltou que a disputa pelo Senado em 2026 está mais acirrada do que a corrida pelo Governo, visto que são duas vagas. De acordo com ela, é provável que entre oito e dez candidatos concorram a uma cadeira na Casa Legislativa.
Em relação à reestruturação do partido para as próximas eleições, Janaina não escondeu a decepção com as derrotas das eleições municipais nas grandes cidades com Kalil Baracat em Várzea Grande, Thiago Silva em Rondonópolis, e Damiani em Sorriso.
“Para a gente foi um baque essas eleições com certeza. Agora, eleição é a cada dois anos e o cenário é completamente diferente. Agora é reestrutura e reorganizar. Ficamos atrás do PL e do União Brasil em números de prefeituras e estamos à frente do PSB do nosso presidente Max Russi”, pontou a emedebista.
No entanto, Riva frisou que entende que o cenário para o MDB está muito aberto, podendo ser o “fiel da balança”, aquele que pode influenciar nos resultados das próximas eleições. Ela destacou que quanto mais independência o partido tiver, será melhor.
“Isso não quer dizer que a gente vai sair da base, mas que a gente vai ter mais autonomia para tomar decisão que a gente entenda que seja melhor para o partido”, concluiu Janaina Riva.
Leia também - Novo secretário de Abilio diz que tem "mais expertise" com tecnologia do que qualquer político
Entre no grupo do VGNotícias no WhatsApp e receba notícias em tempo real (CLIQUE AQUI).